04 de maio de 2024

MAIS VOCÊ

VOCÊ CONHECE A CARTEIRA DO AUTISTA?

1617

Documento ajuda na identificação e no atendimento prioritário da pessoa com deficiência.

Pessoas com autismo no Estado do Paraná passam a ter prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, com a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

“Eu como Psicopedagoga reconheço que é um avanço pela parte do estado, onde irá facilitar em todo tipo de atendimento, inclusive em casos de crises em lugares públicos, facilitando o atendimento” ( Psicopedagoga Patricia Blange).

Pais não deixem de procurar sobre a Carteira do Autista e sobre as ações feitas no Estado do Paraná sendo por entidades públicas os privadas, viemos tendo muitos fóruns e seminários auxiliando e informando pais, professores e demais profissionais que trabalhe ou conviva com o espectro autista.

E mesmo em período de quarentena busque por orientações e atendimentos online se possível, não deixe as terapias de lado. Caso não seja possível em sua região, várias plataformas liberaram cursos e orientações do que fazer nesse tempo de Covid 19.
E sobre a Carteira do Autista esse benefício é resultado de um estudo; e foi lançado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e da Celepar no mês de maio.

Além dos serviços públicos, os atendimentos em estabelecimentos privados (supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em gera) também são prioritários. O documento é digital e gratuito, com possibilidade de impressão pelo próprio usuário ou responsável.

Para solicitar a carteira basta acessar o site: www.carteiradoautista.pr.gov.br e realizar o cadastro e seguir o passo a passo com o preenchimento e envio dos documentos necessários.

 

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A SOLICITAÇÃO DA CARTEIRA DO AUTISTA:

• Documento RG, CPF do Autista.

• Documento RG, CPF do Responsável.

• Fotografia 3x4 do Autista digitalizada. A fotografia deve ser o mais recente possível, estar no formato 3cm x 4cm e com boa resolução para impressão.

• Laudo Médico digitalizado. O Laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável.

• Exame de Tipo Sanguíneo digitalizado

Por: Patrìcia Blange

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Um estudo sobre casais feito pela Universidade do Estado de Utah em parceri...

O mês de dezembro é naturalmente mais “gordo” devido as confraterniza...

o Motel é o lugar mais prático para sair da rotina e renovar a sua relaç...

A consultora de imagem e estilo, Moara Gomes Neves explica tudo sobre o ass...

Medo, incertezas, divórcios e isolamento fizeram sumir a libido de muita g...

Integrante da seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo da Colômbi...

Este inverno será rigoroso. Para proteger o seu sistema imunológico é pr...

A alimentação dos pais serve como modelo para os filhos, influenciando o...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO