26 de abril de 2019

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QUAL DEVE SER O PAPEL DOS PAIS NA ALIMENTAÇÃO DOS FILHOS?

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A alimentação dos pais serve como modelo para os filhos, influenciando o que eles gostam de comer e de beber. Os adultos, portanto, têm um papel fundamental na criação dos hábitos alimentares das crianças.

ALIMENTAÇÃO DOS FILHOS É UM ESPELHO DOS HÁBITOS DOS PAIS.

É essencial que os pais escolham alimentos saudáveis, tenham uma alimentação variada, comam sempre na mesa e sem televisão e alimentos processados, alimentos ricos em açúcares e industrializadas, afirma a Nutricionista e Pedagoga Gislene Titon.

O que os pais devem fazer é explicar os benefícios de uma alimentação saudável sem exageros, e fazer acordos sem chantagens. Uma boa estratégia, segundo a profissional, é estabelecer um dia em que a criança poderá escolher UMA guloseima, de forma saudável se possível.
Para os pais ou responsáveis que têm dificuldades em tornar o comportamento alimentar de forma saudável, Gislene Trás 10 dicas fundamentais para os pais realizarem funestamente com os filhos.

Comer devagar, mastigando bem os alimentos;
Ingerir bastante líquidos em torno de 2 litros por dia, não durante as refeições.
Fazer de 5 a 6 refeições diárias, evitando longo períodos sem alimentar-se, no máximo de 3 em 3 horas;
Determinar os horários das refeições, para evitar “beliscos a toda hora".
Não comer vendo TV ou realizando outra atividade, pois diminui a capacidade de registrar o que se está ingerindo;
Incluir no seu cardápio diário alimentos variados, coloridos e de forma dinâmica para as crianças.
Evitar frituras, refrigerantes, maionese, ketchup, bolos, doces, queijos amarelados (contém mais gordura), toucinho, nata, alimentos industrializados, embutidos e condimentados;
Aumentar o consumo de cereais integrais, pois são ricos em fibras, que auxiliam na maior saciedade e no transito intestinal. Ex: arroz integral, pão integral, frutas com casca, verduras se possível cruas;
Insistir ate 10x um mesmo alimento quanto a criança renega, bem como elaborar o alimentos de formas e modos diferentes.


Praticar exercícios físicos ou BRINCADEIRAS REGULARMENTE PARA ESTIMULAR o gasto energético.

Para haver de fato mudanças ainda mais precisas no comportamento alimentar tanto dos pais quanto das crianças, em Francisco Beltrão e região a nutricionista trabalha com atendimento clinico e programa em Educação Nutricional Kids, o qual está com inscrições abertas para a próxima turma em Setembro.

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