03 de dezembro de 2024

MAIS VOCÊ

ClicKiss AME SEU INIMIGO

1082

Ame seu inimigo

Você seria capaz de abraçar o seu desafeto, com ternura, como fazem esses personagens?

Quem em sua vida representa o vilão?

Certamente conhecemos alguém que nos causa desconforto, desgaste, sofrimento e até desiquilíbrio. Alguém que atua como um adversário, um rival, interferindo e não deixando fluir nossas relações e projetos.

Com a distância física, fica mais fácil ignorar esse oponente, mas quando é preciso conviver, evoluir significa reagir com educação, paciência e sabedoria a todas as situações adversas em que nos coloca. Essas divergências podem ocorrer por má-fé (maldade), por disputa de espaço ou de interesses, ou apenas porque vocês são diferentes, pensando e agindo de maneiras radicalmente diversas.

Jesus ensina: “Amai os vossos inimigos”, bendizei, fazei bem e orai por eles.

Segundo o Padre José Luís Queimado, “As exigências de Jesus soam muito árduas para os dias de hoje. Como poderemos amar os nossos inimigos? Na verdade, quando nos aproximamos de pessoas que não nos agradam ou que nos maltratam, queremos mais é que elas desapareçam de nossa frente”. Essa seria uma alternativa, à primeira vista, completamente justa e coerente.

Jesus complementa: “Pois, se amardes os que vos amam, que recompensa e mérito tereis?”.

É muito fácil amar aqueles que são sempre bondosos e agradáveis. Aqueles que nos elogiam e que não apresentam contrariedades. Pessoas por quem nutrimos empatia.