18 de janeiro de 2019

MAIS VOCÊ

VOCÊ SABIA? AS CURIOSIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO

577

Você acha que se alimenta bem? Saiba algumas curiosidades que cercam o mundo da alimentação saudável

Nós somos aquilo que comemos. Isso é um fato. E, cada vez mais, estudos e análises da ciência nutricional comprovam a eficácia de seguirmos uma alimentação saudável, equilibrada e de acordo com as nossas necessidades. Por isso, historicamente, os assuntos que envolvem a nossa alimentação sempre vêm à tona, trazendo muitas dúvidas e, claro, curiosidades.

Não há como negar que a alimentação faz parte dos hábitos culturais de cada pessoa. Nós carregamos, desde o nascimento, as raízes e tradições gastronômicas e, por isso, crenças de senso comum, folclores e histórias, que cercam ingredientes e receitas, ainda são levadas muito em consideração, mesmo com as explicações científicas desmistificando essas lendas. Veja, com bases em estudos e pesquisas, curiosidades importantes sobre alguns conceitos da alimentação saudável:

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A NOSSA VIDA?

Em linhas gerais, o nosso organismo precisa diariamente de uma boa reposição de nutrientes, principalmente aqueles que o corpo não produz sozinho, como vitaminas e minerais. Os alimentos naturais (frutas, verduras e legumes, além dos cereais) devem ser a base de qualquer plano alimentar. Dentre os nutrientes essenciais para a nossa vida estão:

- CARBOIDRATOS: São as principais fontes de energia para o nosso corpo funcionar. Devemos sempre dar prioridade aos carboidratos "complexos", que são ricos em fibras alimentares, além de também possuírem vitaminas e minerais importantes para o organismo. Dentre as principais fontes de carboidratos complexos, nós podemos destacar os alimentos integrais, como o arroz, que preservam a casca do cereal, uma fonte natural de fibras.

- VITAMINAS E MINERAIS: Quando juntos, esses dois nutrientes potencializam os seus poderes, aumentando as suas absorções no organismo. Eles estão presentes em todo tipo de alimento natural ou, até mesmo, naqueles minimamente processados. Alguns exemplos são as frutas cítricas (laranja, tangerina, limão, etc), grãos integrais e leguminosas (feijão, ervilha, soja, etc). Essas substâncias estão relacionadas ao equilíbrio hormonal, além de oferecer bons agentes antioxidantes, responsáveis por proteger o sistema imunológico.

- AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS: São substâncias que estão presentes por todo o nosso corpo, por isso, são fundamentais para a formação de órgãos. Para que se tenha aminoácidos de forma adequada no nosso corpo, precisamos ingerir alimentos ricos em proteínas, como carnes, ovos, leite e laticínios e cereais.

GOSTO NÃO SE DISCUTE? MAS, DE ONDE VEM O NOSSO PALADAR?

Se você acha que o seu gosto é peculiar, "só seu", é hora de rever os seus conceitos. De acordo com a ciência, a nossa memória gustativa, ou seja, o paladar, começa a ser estimulado quando ainda estamos na barriga das nossas mães. Isso ocorre através do cordão umbilical, onde o bebê compartilha os hábitos alimentares das mães. Por isso, é tão importante que as gestantes se alimentem corretamente durante toda a fase de gravidez.

VOCÊ GOSTA MUITO DE PIMENTA? SABIA QUE ISSO DIZ MUITO SOBRE VOCÊ?

Um dos alimentos mais utilizados para temperar comidas, a pimenta é um ingrediente especial em nossa alimentação. Tanto que, de acordo com um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos EUA, as pessoas que não resistem a uma pimentinha no prato possuem uma característica incomum: gostar de sentir dor. Sim, a pimenta possui uma substância conhecida como "capsaicina",

 

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Conheça a Colunista Priscila Ghedin

Apartamentos e Salas Comerciais para Locação

Confira os clicks sociais de Fco. Beltrão

Controle, ciúmes, proibições, dedicação exclusiva, provas de amor são...

Um estudo sobre casais feito pela Universidade do Estado de Utah em parceri...

Cuidados com cabelos e barba ficaram mais frequentes. Linha Homem da Bio Ex...

Foi realizada a cerimônia que oficializou a parceria do Colégio Vila Mili...

A interdisciplinalidade médica é fundamental para diagnosticas disfunçõ...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO