19 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

UM ANO SEM TESÃO: COMO A PANDEMIA DERRUBOU A LIBIDO EM 2020

1168

Medo, incertezas, divórcios e isolamento fizeram sumir a libido de muita gente. Passado o pior, resta a questão: como redescobrir o erotismo em um mundo pós-pandêmico?

Nem Hollywood poderia prever. Se filmes como Contágio ou Pandemia acertaram ao tratar do lado mais sórdido de uma doença de escala global, o mais realista dos roteiros não daria conta dos efeitos de 2020 sobre a sexualidade. Trancados em casa, sozinhos ou em conjunto, experimentamos uma queda sem precedentes na libido, um apocalipse no tesão como o conhecíamos, que tornaria o isolamento em uma ilha deserta (e para lá de sonífera).

NÃO É IMPRESSÃO: se no início o tema foi pauta de memes (faz falta, né, minha filha?), o avançar da pandemia revelou dados concretos sobre um ano em que o sexo perdeu espaço para temas mais sérios. Primeiro entre os casais, os pacientes zero dessa história. Dados do Google revelam um impressionante aumento de 9.900% nas buscas por "divórcio on-line gratuito" no Brasil em abril. Na prática, o número passa a concretos 18,7% a mais nos pedidos de divórcio entre maio e junho, tirando-nos do catálogo de ficção para um roteiro mais próximo a História de um Casamento.

"Nunca vi tantos homens, mulheres e casais buscando terapia sexual", diz a sexóloga Danni Cardillo, para quem 2020 trouxe muitos novos clientes em busca de uma (re)conexão sexual. "Foi a gota d'água, as pessoas estão olhando para o sexo porque não têm mais para onde ir – principalmente quem tem um relacionamento."

É uma busca genuína. Dados de uma pesquisa da Universidade de Florença, na Itália, apontam um aumento da insatisfação (ou melhor, da "não satisfação") sexual de 7,4% antes da pandemia para 53,3% durante. Não que a vontade tenha sumido. A mesma pesquisa indica um aumento de 40% de interesse em sexo – clima captado pelo estilista paulistano Igor Dadona, que, isolado desde março, fez sucesso com o suéter estampado "OMG I Really Need to Fuck" ("Meu Deus Eu Realmente Preciso Transar"). O primeiro drop esgotou em semanas. O segundo, em dias.

O que reduziu foi o acesso ao corpo do outro, a uma oportunidade de transar, a um simples espaço de desejo entre tantas notícias ruins. Porque, sim, tesão também é contexto. E passa inclusive por sobressaltos da política, como explica Maria Homem, psicanalista da Casa do Saber. "Tem uma coisa muito profunda e muito simples, que é: a gente tá com medo de morrer. E moraliza o medo, coloca os dilemas entre ciência ou fake news, macho ou viado, existe o vírus ou não existe, coragem ou falsidade. Toda essa polarização drena nossas certezas sobre a eficácia de medicamentos, da máscara, da cloroquina ou da vacina chinesa-inglesa-russa-multinacional, global”. E sem certezas não há sexo possível.

Foi buscando as respostas que órgãos como o Departamento de Saúde de Nova York lançaram cartilhas sobre sexo seguro em tempos de pandemia. No caso específico de NY, o documento crava que o único parceiro seguro nesse cenário é você mesmo, apesar de admitir os “furos” no isolamento. A sugestão seria apostar na criatividade: seja no sexo "sem beijo" ou "com o rosto coberto" (alô, fetichistas!), além de interações virtuais, como videosexo e sexting – o "manda nudes" como política pública, quem diria?

"Nunca se vendeu tanto vibrador, nunca se comprou tanto em sex shop", aponta Danni Cardillo. Segundo ela, o "sumiço" do tesão pode significar um momento de redescoberta, especialmente do corpo feminino. Para os homens, ela reflete, o sexo sempre foi fácil. Já para as mulheres, a busca do prazer, relegada a um histórico segundo plano, pode estar a um passo de assumir o protagonismo, seja no uso de acessórios, de filmes como o erótico-suave polonês 365 Dias, mas, principalmente, na conversa com o parceiro ou parceira.

As respostas ainda rareiam. Sobre o Rio, Beirute ou Madagascar, o desafio de encontrar tesão no mais brochante dos anos requer reflexão. “Como me dar ao direito de fantasiar e de seguir no imaginário sexual com essa vivência que é dupla, coletiva, individual, de medo e de negação do medo? Dá mais trabalho, né?!”, provoca Maria Homem.

"Não vamos parar de transar, é tão essencial quanto respirar ou comer", afirma Danni Cardillo, "mas estávamos vindo de uma narrativa onde era o oba-oba, o mecanizado, tudo muito fácil". Confrontados com a realidade de nossa própria insatisfação, resta correr atrás do prejuízo de uma vida de sexo automático para uma prática mais consciente, honesta e responsável. Colocar tempero na comida, mudar o roteiro do filme e, de repente, sair do clima de ficção científica de 2020 direto para um enredo +18 de bom gosto.

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

A expo Revestir 2018, que é a maior e mais importante feira de revestiment...

A cada dia mais mulheres conquistam postos de liderança e aumentam a parti...

Essa técnica é diferente da forma aplicada em mulheres. Ela leva em consi...

Sem ideias sobre o que fazer para o crush no Dia dos Namorados? listamos v�...

Você já deve ter ouvido falar esta frase: “que o alimento seja o reméd...

Tenho certeza que o título deste matéria chamou a sua atenção, até por...

5 anos da Revista Futura

Como anda sua relação com você mesma? Você vê qualidades em si ou pens...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO