25 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

MEU PAI, O ENGENHEIRO VALNEI GHEDIN

1786

Valnei Ghedin nasceu no dia 27 de junho 1949 em Vitorino - Paraná, filho de Jacinto e Maria Gabriel Ghedin. Seus irmãos: Walmiro (em memória), Ana Vanir (em memória), Vanilde, Warlene, Wanda, e Vânia.

Casado com Tânia Maria Penso Ghedin (em memória), com quem teve quatro filhas: Liz, esposa de Marcos Babinski e mãe de Eron, Aldrey esposa de Sandro Feiten, Priscila esposa de Fábio de Albuquerque e mãe de Theo e Patrícia, companheira de Tami Perecin.
Serviu ao Exército Brasileiro em 1968, na cidade de Curitiba onde estudava desde 1965.

Primeiro beltronense a diplomar-se em Engenharia Civil, no ano de 1974, pela Universidade Federal do Paraná. No ano de 2014, recebeu o Jubileu de Rubi, em homenagem aos 40 anos de formatura.

FOI PIONEIRO COMO CALCULISTA NO SUDOESTE DO PARANÁ.

Sempre teve carinho e apoio de seu pai Jacinto, que na Marcenaria União inspirou seu gosto pela madeira e construção, bem como de seu irmão Walmiro que o acompanhou por muitos anos na construtora que viria a fundar.

A construtora Engebel, foi fundada por Valnei no ano de 1982, e realizou importantes projetos e obras durante seus 38 anos, orgulhando-se de ter construído o maior armazém de grãos do Brasil em Guarapuava - PR, com capacidade para 277 T.

Em Francisco Beltrão, participou de importantes obras, como a construção da Torre da Concatedral Nossa Senhora da Glória, Base e Correção das Mangas do Cristo Redentor, Casa da Cultura Eunice Sartori, Pontes em Concreto Protendido, Creches, Unidades de Pronto Atendimento, casas populares, escolas, edifícios residenciais e comerciais e outras obras que compõem a paisagem urbana da nossa cidade. Destaca-se o Centro de Eventos no Parque de Exposições Jayme Canet Jr., com cobertura projetada com vão livre de 70m.

Em 1996 expandiu os trabalhos da empresa para o estado do Mato Grosso, e em 2001 fundou a Engebel MT em Lucas do Rio Verde, se tornando uma marca de confiança e credibilidade com obras executadas no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Por diversos estados, construiu Unidades de Mistura e Armazenagem de Fertilizantes e Armazenagem de Grãos (silos e armazéns), Plantas Industriais e de Biocombustível, Moinho de Milho, Terminal Fluvial, Pontes e Barragens já ultrapassando 4 milhões de metros quadrados de obras e projetos construídos e mais de 1,5 milhões de toneladas de armazenagem.
Construiu a primeira usina de etanol 100% a partir do milho do Brasil em Lucas do Rio Verde-MT.

RECEBEU DIVERSOS PRÊMIOS DE RECONHECIMENTO PELO SEU TRABALHO COMO ENGENHEIRO CIVIL E PELA CONSTRUTORA ENGEBEL.

- Destaques do Ano –Jornal de Beltrão –Engenheiro Civil Valnei Ghedin
10 Destaques JdeB: 1998, 2000, 2002, 2003, 2006, 2007, 2009, 2010, 2011 e 2015.- Destaques do Ano –Jornal de Beltrão –Construtora de Obras Engebel
20 Destaques Consecutivos JdeB: 1999 a 2018.
- Destaque Ângulo Pesquisas: 2001.
- Destaque Profissional Crea PR –Valnei Ghedin –Categoria Carreira Profissional, 1º de dezembro de 2014 –Pato Branco –PR.

Foi um exímio trabalhador, na companhia da esposa Tânia e das filhas que seguiram seu caminho: Engenheira Aldrey, Arquiteta Liz, Engenheira e Administradora Patrícia.
Conduziu sua equipe de trabalho com carinho e respeito, mantendo a humildade e a união entre todos, sempre grato a cada um.

Para sua família, foi exemplo de segurança e sabedoria. Como esposo foi muito dedicado. Todos presenciavam constantemente cenas de carinho e companheirismo entre o casal inspirador. Como pai, foi paciente e amoroso, dedicou-se em todos os momentos, pai sempre presente. Como avô foi uma presença que certamente mudará a vida dos netos, influenciados positivamente pelo seu comportamento admirável. Sua família era seu bem maior, em casa amava e era amado por todos.

A partir de seus hábitos, Valnei ensinou lições preciosas. Persistiu em todos os seus sonhos, com dedicação e esforço. Sempre preocupado com o bem-estar da família e de todos ao seu redor, foi um ser humano generoso, humilde e de coração puro, exemplo de caráter e honra.

Um engenheiro costuma ver o mundo a partir do raciocínio lógico, avaliando as situações em números e medidas. Foi bom observador e rápido para solucionar desafios. Quando expressava sentimentos e contribuía com sua opinião, era preciso em suas colocações.

 

VALNEI ADORAVA OBSERVAR A LUA. HOJE, BRILHA NO CÉU AO LADO DA SUA ESTRELA TÂNIA.

“Para mim, foi minha inspiração e meu modelo. Fiz arquitetura por me encantar em olhar para a cidade e ver tudo que meu pai construiu. Em ver sua capacidade de transformar areia, tijolo e concreto nas mais diversas obras - em pontes, em empresas, em lares. Acho isso mágico! Com seu trabalho realizava o sonho das outras pessoas, e acabava por se tornar direta e indiretamente parte da vida delas. E muito além da profissão, um modelo de ser humano a ser seguido, um homem honrado, de caráter e condutas impecáveis. Cresci em um lar cheio de amor. Sou orgulhosa de toda sua história, sou feliz em todas as lembranças e sou grata em poder dizer que sou sua filha. Te amo Pai.”Liz Ghedin Babinski

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Abril em Milão é sinônimo da maior e mais importante feira que a cidade...

Todos nós já nos perguntamos o que podemos fazer pra sermos mais bem humo...

Gosta de carnes? Então veja esta novidade da Casa Madre, serviu um menu de...

Confira os clicks sociais de Fco. Beltrão

Psicólogo fala sobre atitudes cotidianas que podem fazer toda a diferença

5 anos da Revista Futura

A proposta pedagógica da Escola Vida e Ensino de Francisco Beltrão visa a...

Pilates é ideal em qualquer fase da vida, assim nunca é tarde ou cedo par...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO