23 de outubro de 2020

MAIS VOCÊ

MEU PAI, O ENGENHEIRO VALNEI GHEDIN

155

Valnei Ghedin nasceu no dia 27 de junho 1949 em Vitorino - Paraná, filho de Jacinto e Maria Gabriel Ghedin. Seus irmãos: Walmiro (em memória), Ana Vanir (em memória), Vanilde, Warlene, Wanda, e Vânia.

Casado com Tânia Maria Penso Ghedin (em memória), com quem teve quatro filhas: Liz, esposa de Marcos Babinski e mãe de Eron, Aldrey esposa de Sandro Feiten, Priscila esposa de Fábio de Albuquerque e mãe de Theo e Patrícia, companheira de Tami Perecin.
Serviu ao Exército Brasileiro em 1968, na cidade de Curitiba onde estudava desde 1965.

Primeiro beltronense a diplomar-se em Engenharia Civil, no ano de 1974, pela Universidade Federal do Paraná. No ano de 2014, recebeu o Jubileu de Rubi, em homenagem aos 40 anos de formatura.

FOI PIONEIRO COMO CALCULISTA NO SUDOESTE DO PARANÁ.

Sempre teve carinho e apoio de seu pai Jacinto, que na Marcenaria União inspirou seu gosto pela madeira e construção, bem como de seu irmão Walmiro que o acompanhou por muitos anos na construtora que viria a fundar.

A construtora Engebel, foi fundada por Valnei no ano de 1982, e realizou importantes projetos e obras durante seus 38 anos, orgulhando-se de ter construído o maior armazém de grãos do Brasil em Guarapuava - PR, com capacidade para 277 T.

Em Francisco Beltrão, participou de importantes obras, como a construção da Torre da Concatedral Nossa Senhora da Glória, Base e Correção das Mangas do Cristo Redentor, Casa da Cultura Eunice Sartori, Pontes em Concreto Protendido, Creches, Unidades de Pronto Atendimento, casas populares, escolas, edifícios residenciais e comerciais e outras obras que compõem a paisagem urbana da nossa cidade. Destaca-se o Centro de Eventos no Parque de Exposições Jayme Canet Jr., com cobertura projetada com vão livre de 70m.

Em 1996 expandiu os trabalhos da empresa para o estado do Mato Grosso, e em 2001 fundou a Engebel MT em Lucas do Rio Verde, se tornando uma marca de confiança e credibilidade com obras executadas no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Por diversos estados, construiu Unidades de Mistura e Armazenagem de Fertilizantes e Armazenagem de Grãos (silos e armazéns), Plantas Industriais e de Biocombustível, Moinho de Milho, Terminal Fluvial, Pontes e Barragens já ultrapassando 4 milhões de metros quadrados de obras e projetos construídos e mais de 1,5 milhões de toneladas de armazenagem.
Construiu a primeira usina de etanol 100% a partir do milho do Brasil em Lucas do Rio Verde-MT.