Aimportância em qualquer projeto de interiores. Os lustres entram como item primordial quando se quer trazer elegância, beleza e sofisticação e estilo para os ambientes. São o toque final, como uma jóia ou um acessório que compõem a decoração.
Os modelos são os mais variados possíveis, clássicos com cristal, modernos, rústicos, industriais, de madeira, ferro forjado, tubulares, sputniks... a lista não tem fim. Os metálicos dourados estão super EM ALTA e por outro lado os plafons e lustres muito pequenos estão EM BAIXA! Cada vez mais os lustres, pendentes, arandelas são elementos DECORATIVOS fundamentais.
A proporção entre o tamanho do lustre e o espaço onde ele será inserido deve sempre ser analisada com cuidado (de preferência peça ajuda ao seu arquiteto!), mas algumas dicas básicas como cuidar para que o lustre não invada o campo de visão entre os convidados ao redor de uma mesa de jantar e nem fique muito alto sobre um criado-mudo sempre devem ser seguidas:
Altura para pendente sobre a mesa de jantar = 70 a 90cm do tampo.
Altura para pendente sobre o criado mudo ou mesa lateral = 30 a 50 cm do tampo.
Altura para pendente sem móvel abaixo = 200 a 210cm do chão.
Apesar de decorativos, não podemos esquecer da função: iluminar! O tipo e a quantidade de lâmpadas deve ser pensada por um profissional que irá detalhar o chamado Projeto Luminotécnico. Este é o primeiro passo para o sucesso da iluminação em qualquer ambiente!
DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO