03 de dezembro de 2024

MAIS VOCÊ

EQUOTERAPIA

1478

O QUE É EQUOTERAPIA?

Éum método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

O cavalo sempre é um velho parceiro do homem. Embora bastante utilizado com finalidades laborais ou desportivas, o animal também pode exercer uma atuação importante na área da saúde como instrumento terapêutico, a chamada equoterapia.

A técnica consiste no manejo dos cavalos para melhorar a coordenação motora, a cognição e a socialização de pessoas portadoras de certas enfermidades. Também chamado de hipoterapia ou equitação terapêutica, a equoterapia tem apresentado resultados favoráveis em pacientes com Síndrome de Down e enquadrados no espectro autista, entre outros.
Os primeiros registros da equoterapia remontam à Grécia Antiga. No século 4 a.C., o sábio Hipócrates –considerado uma das figuras mais importantes da história da medicina –já atestava a eficácia da prática com cavalos na regeneração da saúde e no tratamento da insônia.


Antes de iniciar o tratamento, o paciente deve passar por diversos profissionais, como pedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos e profissionais de equitação. Somente após uma avaliação criteriosa, é elaborado um programa personalizado de reabilitação. Como cada pessoa tem necessidades específicas, a Associação Nacional de Equoterapia criou quatro programas diferentes —um para cada tipo de praticante.

QUAL O PASSO A PASSO DE UMA SESSÃO DE EQUOTERAPIA?

As sessões podem variar de acordo com cada centro de equoterapia, porém, em geral, elas acontecem uma vez por semana e duram cerca de meia hora.

Ao chegar no centro, o paciente participa do manejo, ou seja, dos cuidados com o animal, como alimentação e higiene. Isso é importante para criar uma maior aproximação, empatia e confiança entre o cavalo e o praticante. Além disso, já nos primeiros minutos de contato com o animal, o corpo humano libera substâncias responsáveis por sensações de bem-estar e prazer;
O próximo passo é preparar o cavalo para a montaria. Aqui, o paciente aprende a encilhá-lo e a montar. Quem não tem condições físicas de subir no animal sozinho, recebe o auxílio dos guias;

A terceira etapa é um dos momentos mais importantes. É quando o paciente já está montado e começa a cavalgar. Nesse instante, o corpo humano recebe estímulos sensoriais do animal e começa a reorganizar seus movimentos por meio de um comportamento adaptativo.

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS MARCAM O INÍCIO DE UMA NOVA ETAPA NA VIDA DOS...

Como anda sua conversa com o espelho? O que você tem dito para si mesma? E...

A prática do sexo é mais importante para a felicidade do que o dinheiro

Percorremos um grande caminho na vida, acreditando desde muito jovens que t...

A Cresol Tradição inaugurou recentemente no dia 20 de dezembro de 2018, u...

O assunto da vez é uma paixão de infância – A Fotografia!

Bom mesmo é estar bem consigo mesmo, sentir-se leve, firme, estar com o co...

Observar uma criança que, sem parar e sem sentir dor, morde a mão ou gira...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO