25 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

EQUOTERAPIA

1372

O QUE É EQUOTERAPIA?

Éum método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

O cavalo sempre é um velho parceiro do homem. Embora bastante utilizado com finalidades laborais ou desportivas, o animal também pode exercer uma atuação importante na área da saúde como instrumento terapêutico, a chamada equoterapia.

A técnica consiste no manejo dos cavalos para melhorar a coordenação motora, a cognição e a socialização de pessoas portadoras de certas enfermidades. Também chamado de hipoterapia ou equitação terapêutica, a equoterapia tem apresentado resultados favoráveis em pacientes com Síndrome de Down e enquadrados no espectro autista, entre outros.
Os primeiros registros da equoterapia remontam à Grécia Antiga. No século 4 a.C., o sábio Hipócrates –considerado uma das figuras mais importantes da história da medicina –já atestava a eficácia da prática com cavalos na regeneração da saúde e no tratamento da insônia.


Antes de iniciar o tratamento, o paciente deve passar por diversos profissionais, como pedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos e profissionais de equitação. Somente após uma avaliação criteriosa, é elaborado um programa personalizado de reabilitação. Como cada pessoa tem necessidades específicas, a Associação Nacional de Equoterapia criou quatro programas diferentes —um para cada tipo de praticante.

QUAL O PASSO A PASSO DE UMA SESSÃO DE EQUOTERAPIA?

As sessões podem variar de acordo com cada centro de equoterapia, porém, em geral, elas acontecem uma vez por semana e duram cerca de meia hora.

Ao chegar no centro, o paciente participa do manejo, ou seja, dos cuidados com o animal, como alimentação e higiene. Isso é importante para criar uma maior aproximação, empatia e confiança entre o cavalo e o praticante. Além disso, já nos primeiros minutos de contato com o animal, o corpo humano libera substâncias responsáveis por sensações de bem-estar e prazer;
O próximo passo é preparar o cavalo para a montaria. Aqui, o paciente aprende a encilhá-lo e a montar. Quem não tem condições físicas de subir no animal sozinho, recebe o auxílio dos guias;

A terceira etapa é um dos momentos mais importantes. É quando o paciente já está montado e começa a cavalgar. Nesse instante, o corpo humano recebe estímulos sensoriais do animal e começa a reorganizar seus movimentos por meio de um comportamento adaptativo.

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Amicropigmentação conquistou muitas mulheres por ser uma opção fácil,...

Nesse verão, nada como uma sobremesa gelada depois do almoço ou ter um la...

Todo mundo fala sobre detox, suco verde, suco rosa, chá de hibisco, sopa d...

Essa receita tem muitas versões e no final das contas a gente nunca sabe q...

Observar uma criança que, sem parar e sem sentir dor, morde a mão ou gira...

10 Lições que aprendi com meu Pai

A Síndrome de Solomon foi desenvolvida pelo psicólogo americano Solomon A...

A interdisciplinalidade médica é fundamental para diagnosticas disfunçõ...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO