Sabe aquela sensação de baixo autoestima de quando você fica muito tempo conectado a algo que parece não ser real? Você não é o único a se sentir assim. Além do tempo perdido, as horas “conectado” também afetam a nossa saúde mental.
Cada dia mais se instala no seio da nossa sociedade uma tal de mutação antropológica, algo que representa uma estratégia de sobrevivência, mas que mascara uma catástrofe iminente. Transformam-se modos de vida, adequando-os a uma “ova normalidade”onde o isolamento, ou, o ajustamento, é transmitido a uma intensa atividade com tudo aquilo que não é, de fato, humano.
O enigma por trás dessa forma de humanização pós moderna, sob o modo de fragmentação social representa também, uma fragmentação interna do sujeito. É uma formação narcísica que socializa, dessocializando.
Diante disso, torna-se difícil amar-se, ou, como dizem, ter uma boa auto estima através de um “anual” É preciso imprimir valor ao mundo, e a si mesmo, através das relações. Para haver relações é preciso que existam afetos que provoquem movimento. Isso é, buscar relações que oportunizem novas e inúmeras formas de viver.
A função da psicoterapia nesse sentido é auxiliar o paciente na ressignificação das crenças que alimentam a baixa autoestima e consequentemente, buscar uma melhora. A frase “ão sou boa em nada”é um exemplo de algo que foge da realidade, porque na prática, sempre somos bom em algo, mesmo com muita dificuldade para identificar no que. Esse sentimento nos inferioriza e nos adoece.
A Psicoterapia então, ajuda a pessoa a modificar esse pensamento e torna-lo mais real, transformando o absolutismo em satisfação, ou seja, “ou bom para determinadas coisas”e “rei melhorar em outras” Para isso, é necessário abrir-se e arriscar-se ao inusitado, ao inédito, ao não vivido, buscar forças para se permitir encontros fundamentais, com o outro, com a arte e com a vida.
Maiara Ribeiro Barboza - Psicóloga CRP 08/28787
Especialista em Saúde Mental
Psicóloga Escolar na APAE Marmeleiro
Psicóloga Clínica na Libertá Clínica de Psicologia
Tel (46) 9 9134-6780
Email: maiararibeiropsico@hotmail.com
Instagram @libertaclinicadepsicologia
DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO