20 de abril de 2024

BEM ESTAR

BUENOS AIRES

1207

No começo do século 20, a Argentina era um dos países mais ricos do planeta, e Buenos Aires, o porto pelo qual entravam e saíam produtos que geravam essa imensa riqueza.

Junto às antigas docas encontram-se duas das atrações mais importantes da cidade, o hoje sofisticado Puerto Madero e o bairro de La Boca, com o inconfundível Caminito e o histórico estádio La Bombonera.

Uma das consequências mais claras da pujança econômica portenha fica clara em seu perfil urbano monumental, repleto de parques bem planejados, edifícios burgueses em estilo neoclássico e agradáveis ruas arborizadas.

A isso ainda foram somados teatros belíssimos, como o Colón, junto à ampla Avenida Nove de Julio, e uma miríade de cafés que traziam reminiscências de Paris, palco de acalorados debates intelectuais.


ATRAÇÕES EM BUENOS AIRES

Outro hábito que mistura gastronomia com excelentes conversas manteve-se em torno das mesas de seus restaurantes, sejam em casas que servem a clássica parrillada – o variado churrasco local, opções de pasta que não se encontram fora da Itália, empanadas divinas ou um dos mais cremosos sorvetes que você terá a benção de experimentar.

Tamanha variedade também encontra-se nas opções de compras. Em Palermo, há ateliês sofisticados com objetos de design arrebatadores. Em grandes centros, como as Galerias Pacífico, você encontra as grandes marcas. E em livrarias como a espetacular El Ateneo Grand Splendid você terá o melhor da literatura ibero-americana. Tudo a preços provocadoramente atraentes.

Mas não é só isso. Buenos Aires é fácil de ser explorada a pé ou com táxi. Aproveite para se perder por suas ruas e deparar-se ora com praças com lindos gramados ora com edifícios históricos como a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana.

Estarão lá também lojinhas simpáticas em San Telmo, ricos museus como o Malba ou cemitérios como o da Recoleta, onde repousa Evita. E, sem deixar de lado a paixão que nos une, não deixe de ir ao derby River-Boca e compreender o que é paixão desmedida.


EXPERIÊNCIAS ESSENCIAIS

• Uma caminhada despreocupada por Puerto Madero.
• Comer uma empanada do El Sanjuanino.
• Se perder nas prateleiras do El Ateneo Grand Splendid.
• Tomar um café com torta e doce de leite em Palermo.
• Comer as excelentes carnes das casas especializadas da cidade. Acompanhado de um Malbec, é claro.

• O River que nos desculpe, mas é essencial assistir a uma partida do Boca Juniors no La Bombonera.

HOTÉIS EM BUENOS AIRES

A rede hoteleira de Buenos Aires abarca centenas de endereços, de hotéis de luxo a albergues descolados. Na hora de decidir onde ficar, o primeiro passo é escolher a localização: no Centro, você está perto das principais lojas de roupas e acessórios, mas a maioria das hospedagens sofre com a falta de atualização dos ambientes. A Recoleta concentra as lojas de grife e os hotéis mais luxuosos. E San Telmo ganhou fama pelos albergues.

Depois, vale conhecer dois conceitos muito utilizados na capital argentina: os hotéis-design ou de diseño, que exibem decoração contemporânea e um serviço mais atencioso; os hotés-butique geralmente ficam casarões históricos nas ruas de Palermo Soho e Hollywood, têm móveis charmosos, serviço personalizado e não mais que 40 quartos.

Por fim, verifique se na sua diária já está incluído um imposto chamado IVA – ele incide em 21% sobre o valor da tarifa.

RESTAURANTES E CENA GASTRONÔMICA EM BUENOS AIRES

Comer uma parrilla é parte fundamental da visita a Buenos Aires. Você dificilmente vai provar uma carne como a servida na Argentina, muitas vezes com um custo-benefício inacreditável (mesmo considerando a alta inflação que atingiu o país nos últimos anos).

Nas casas especializadas, é comum ver brasileiros se fartando – e harmonizando a refeição com vinhos de ótimo preço. Mas nem só de parrilla vive a capital, que também brilha em outros tipos de cozinha. Espanha e França, curiosamente, estão mais bem representados que Itália, berço da maior colônia de imigrantes do lugar (em compensação, é italiana a receita do ótimo sorvete, feito com leite de gado europeu).

Outra influência gastronômica é a andina – prova disso são os bons restaurantes peruanos. E nas casas de comida contemporânea, você confere o trabalho de chefs pra lá de inventivos.

Entre os quitutes locais, dois não podem ficar de fora de sua viagem. O doce de leite, que pode vir in natura ou dentro de alfajores, e as empanadas, que substituem de forma rápida e econômica uma refeição.

Palermo Soho, radar das novidades, tem ambientes descolados. A Recoleta, com seus hotéis de luxo, é destino para quem quer sofisticação. E as varandas de Puerto Madero, onde o português parece ser o idioma oficial, têm as melhores vistas entre

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Especialista elabora 10 dicas para que os pais aumentem a interação com o...

Marcado para acontecer no dia 22 de setembro, no Ginásio do Ibirapuera, o...

Caracteriza-se por perda rápida e completa de pelos em uma ou mais áreas...

Jair Bolsonaro foi eleito o 42º presidente do Brasil neste domingo. Com 10...

Lutador da CM System, que após vitória no UFC Rio 9 deseja enfrentar um a...

O período gestacional é marcado por inúmeras transformações físicas,...

O design de suas sobrancelhas perfeito, sempre bem definido e sem falhas....

Se você cede ao instinto de querer ter sempre a última palavra, no final...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO