13 de outubro de 2019

MAIS VOCÊ

O QUE É INCONTINÊNCIA URINARIA?

652

É a perda involuntária de urina. Varia de um pequeno escape ocasional até a completa incapacidade de conter a urina. Pode ser precedida de alerta ou não, ser consciente ou inconsciente como durante o sono.


As mulheres adultas têm mais chances de desenvolverem incontinência urinária do que os homens adultos devido a anatomia do trato urinário feminino e do estresse causado pela gravidez, parto e menopausa. Apesar disso, os homens podem apresentar incontinência urinária com resultado de problemas de próstata, e ambos, podem se tornar incontinentes devido a lesões neurológicas, defeitos congênitos, acidente vascular encefálico (AVE), esclerose múltipla (ELA) e problemas físicos associados com a idade.

PRINCIPAIS TIPOS DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA

A incontinência de esforço: É a perda involuntária de urina que ocorre durante os momentos de atividade física, como tosse, risadas, espirros, carregar peso, subir escadas, exercícios etc, e ocorre sem aviso prévio. Mudanças físicas resultantes da gravidez, parto e menopausa frequentemente causam a incontinência de esforço. Esta é a forma mais comum de incontinência nas mulheres. Pode ocorrer quando os músculos pélvicos que suportam a bexiga e a uretra se tornam fracos ou devido a disfunção no esfíncter uretral, importante estrutura para contenção da urina e sua eliminação voluntária. Traumas na área da uretra, lesões neurológicas, e alguns medicamentos podem tornar a uretra fraca, assim como inflamação e infecções urinária.

A incontinência de urgência: Envolve um súbito e forte desejo de urinar seguido imediatamente de uma contração involuntária da bexiga, resultando em perda de urina. A incontinência de urgência pode ocorrer durante o sono, após beber pequena quantidade de água, ou quando a pessoa ouve barulho de água.
Ações voluntárias dos músculos da bexiga podem ocorrer devido a danos nos nervos da bexiga, no sistema nervoso, ou nos próprios músculos. Esclerose múltipla, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, AVC, traumas e cirurgias podem lesar os nervos ou músculos da bexiga.

FISIOTERAPIA PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA

A reabilitação fisioterapêutica tem importante potencial no tratamento, objetivando fortalecer os músculos do assoalho pélvico prevenindo o surgimento de futura incontinência, ou mesmo, do prolapso uterino: cistocele (queda da bexiga), uretrocele (queda da uretra), retocele (queda do reto) e enterocele (descida da vagina fazendo a cair, inchar ou ficar saliente). A fisioterapia pode intervir no pré e pós-operatório intensificando os resultados cirúrgicos obtidos e melhorar a qualidade psicológica inclusive a autoestima e a qualidade de vida desses pacientes.


RECURSOS FISIOTERAPEUTICOS QUE PODEM SER UTILIZADOS SÃO:

CINESIOTERAPIA: Tratamento através de exercícios para aumento da força e elasticidade muscular. Durante o exercício o músculo é capaz de contrair repetidamente, gerando uma tensão e sustentação muscular fazendo com que a musculatura fortaleça.
CONES VAGINAIS: São pesos graduados de forma e volumes diferentes, que aumentam a força dos músculos do períneo.
ELETROESTIMULAÇÃO: Através de correntes elétricas, são realizadas contrações repetidas dos músculos do períneo. A intensidade e ajustada individualmente e os estímulos são delicados e tolerados pelas pacientes para fortalecer as estruturas envolvidas.
BIOFEEDBACK: Possui um sensor eletrônico que registra atividade dos músculos pélvicos, para monitorar sua atividade e informar se a musculatura esta relaxada.

Por:

CIBELLE ANDRESSA ZANINI SELESKI

Fisioterapeuta / Crefito: 6657-F
Formação em Fisioterapia Uroginecológica
Especialista em Oncologia, Formação em Reabilitação e Treinamento funcional

 

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

O verão, ao meu olhar é a melhor de todas as estações. Pelo menos para...

A Cresol Tradição inaugurou recentemente no dia 20 de dezembro de 2018, u...

Gosta de carnes? Então veja esta novidade da Casa Madre, serviu um menu de...

Como anda sua conversa com o espelho? O que você tem dito para si mesma? E...

Confira os clicks sociais de Fco. Beltrão

Controle, ciúmes, proibições, dedicação exclusiva, provas de amor são...

No último dia 12 de fevereiro a Cresol Tradição foi premiada por atingir...

As guerras e atentados ocorridos pelo mundo afora durante anos remetem à q...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO