23 de março de 2019

MAIS VOCÊ

COLUNA DO OSTEOPATA

178

Tratamento de Osteopatia para cefaleias e enxaquecas:

Você é uma daquelas pessoas que, frequentemente, sofrem com dores de cabeça? As causas desse incômodo podem ser as mais diversas possíveis e a Osteopatia oferece tratamentos para a maioria delas. Existem vários tipos, dentre as quais destacam-se as enxaquecas e as do tipo tensional.

Para ter ideia da dimensão deste sintoma, dados da SBCE (Sociedade Brasileira de Cefaléia) apontam que entre 100 pessoas atendidas por médicos no Brasil, 20 são por conta de queixas relacionadas às dores de cabeça.

CONSULTA DE OSTEOPATIA

Durante a consulta o osteopata irá analisar a origem dos sintomas de cefaléias e enxaquecas, quais as circunstâncias de aparecimento das dores, onde a dor está localizada, duração dos sintomas, etc.

TRATAMENTO COM OSTEOPATA

Com a osteopatia é possível realizar manipulações suaves, indolores e sem perigo para o paciente. O osteopata irá corrigir as disfunções localizadas na coluna cervical em estreita ligação com estruturas nervosas originando dor de cabeça, e ao nível do crânio para aliviar tensões que comprimam as estruturas vasculares e nervos do pescoço.
Caso o individuo não tenha sofrido traumas diretos na cabeça como quedas, pancadas, acidentes automobilísticos ou alterações da posição dos ossos no crânio e cirurgias, a osteopatia entende que as dores de cabeça são sintomas de uma série de quebra de homeostase do organismo.

A osteopatia vai atuar no estímulo a auto cura do organismo e a produção dos elementos inerentes de cura de cada um. Para isso acontecer é necessário que o local em sofrimento receba uma quantidade de sangue necessária e com nutrientes de qualidade.Uma boa anamnese e exame clínico são os pontos chaves do tratamento osteopático. E isso é realizado com o toque das mãos.No sistema músculo esquelético, as contraturas musculares da região cervical modifica a circulação sanguínea que entra e sai do crânio repercutindo as funções cerebrais pela baixa demanda de oxigênio e glicose.

Os bloqueios vertebrais reduzem a mobilidade da região e densificam os tecidos, repercutindo de forma local e a distância.

A abordagem osteopática pode trabalhar os músculos da região cervical e craniana, mobilizações e manipulações vertebrais do segmento torácico e cervical, manipulação arterial e neural, para neutralizar e melhorar a qualidade dos tecidos afetados pelas cefaléias e enxaquecas.

Enfim, é por isso que a osteopatia nas cefaléias e enxaquecas está sendo tão procurada nos últimos tempos. Ela vai atuar no que ocasiona o sintoma para que ele não aconteça novamente ou, caso aconteça, seja com menor intensidade e frequência.Isso pode ser feito sem o uso de medicamentos, apenas utilizando as técnicas manuais que o osteopata conhece muito bem. Elas não causam dor já que são movimentos suaves e por isso o paciente não corre qualquer risco.

 

Osteopata Dr. Rodrigo Cornelli
Cref.8/144537-F

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

A prática do sexo é mais importante para a felicidade do que o dinheiro

Gosta de carnes? Então veja esta novidade da Casa Madre, serviu um menu de...

O pênis perde colágeno e elasticidade como resultado de mais células env...

TEM SER TORNADO CADA VEZ MAIS UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA EM TODO MUNDO...

Cuidados com cabelos e barba ficaram mais frequentes. Linha Homem da Bio Ex...

Isso já é clássico nas academias, a pessoa treina há um ano ou mais e n...

Conheça a Colunista Priscila Ghedin

A prática de exercícios de Pilates na menopausa pode amenizar seus descon...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO