05 de junho de 2020

MAIS VOCÊ

SANGUE NAS FEZES

761

Na nossa rotina clínica é muito comum atendermos cães e gatos com presença de sangue nas fezes, também chamado de melena, porem nem todas as situações tem a mesma causa.

Osangue pode se apresentar de formas diferentes, sendo alguns pontos isolados de muco vermelho vivo (sangue), onde as fezes podem se apresentar consistente a pastosa e o odor pode ou não ser fétida. Ou então, sangue de tonalidade escura, junto com diarreia pastosa a acuosa (líquida) e cheiro muito ruim.Também diferenciamos doenças pela forma que esse sangue se apresenta, no início ou no final da defecação, ou em todo o conteúdo fecal. Esse sangramento pode também evoluir, em alguns casos começam com leves pontos, aumentando a quantidade de sangramento conforme a doença.

O que deve ser feito neste caso?

De todas as formas, a presença de sangue nas fezes é um sinal de alerta, e seu animal precisa ser consultado por um médico veterinário o quanto antes, para diagnóstico da causa e para tratamento correto, já que muitas doenças tem a evolução rápida, podendo levar a óbito em poucas horas.

Quais as possíveis causas?

Há várias possibilidades de doenças que agridem a mucosa gastrointestinal, como por exemplo viroses (parvovirose, coronavírus, cinomose e rotavirus). Além de protozoários como vermes e giárdia. Lesões causadas por perfuração de órgãos podendo ser por ulceras ou ingestão de objetos perfurantes. Reações inflamatórias por alimentações indevidas, intolerância ou troca brusca da mesma, envenenamento, infecções, retenção de fezes, tumores, traumas e gastroenterites hemorrágicas.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico pode ser realizado através do exame clínico e físico do animal associando com os demais sinais que podem aparecer, como vomito, falta de apetite, depressão, febre e dor. Na maioria dos casos, é fundamental a realização de exames de sangue, fezes, além de imagens como ultrassonografia e radio x. O quanto antes diagnosticar, as chances de tratamento serão maiores. Lembramos que a vacinação e vermifugação são muito importantes para prevenção de algumas doenças que geram sangramento nas fezes.

Por:

Dra. Yana Cris Crestani
CRMV PR 11607
Médica Veterinária
46. 9 9906 0060

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Possibilidades de um estilo de vida mais saudável para os clientes é o qu...

Nutrólogo fala da doença que acomete idosos e sua melhor forma de preven�...

De 09 a 18 de Março, Francisco Beltrão é palco da edição de 50 anos da...

Essa técnica é diferente da forma aplicada em mulheres. Ela leva em consi...

No primeiro semestre deste ano, que marca os 23 anos do Sistema, a Cresol i...

Aimportância em qualquer projeto de interiores. Os lustres entram como ite...

A alimentação dos pais serve como modelo para os filhos, influenciando o...

União das sete agências fortaleceu o cooperativismo da região Sudoeste d...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO