18 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

Minha inesquecível e feliz infância que tive em Francisco Beltrão

1886

Geralmente a minha “rotina” era Escola pela manhã, dever de casa, sair pra rua e encontrar os colegas, bater uma bola, soltar pipa, jogar bola de gude, brincar de pique, ver desenho, etc.

Fui criado em Francisco Beltrão. Estudei em escola pública e na sala tinha o quatro zóio, o gordo, o magrela, o oreia, a Olívia palito, o pernilongo, o mãozinha, o rancoio... todos eram zuados como brincadeira. Não era BULLING. Éramos humildes, mas não tínhamos bolsa família ou cesta básica.

Não havia Google e nem Wikipedia. O que tinha disponível eram livros e enciclopédias e pesquisas de estudo eram feitas nas bibliotecas públicas. O lanche disponível era pão, bolacha e bebida de morango ou chocolate. O "Ki-suco", pó da morte, custava R$ 0,10 e deixava a boca três dias manchada. A frase "peraí mãe" era pra parar a brincadeira e tomar banho e não pra sair do computador...
Apanhava de cinta e ficava de castigo e não me tornei um rebelde ou delinquente por causa disso. Crianças tinham brinquedos e não celular. Crianças colecionavam figurinhas e não namoradas. Batia figurinha e não nos colegas e nos professores (aliás professor era muito respeitado e admirado).

Cantava o Hino Nacional com a mão no peito. Brincava de polícia e ladrão, de esconde-esconde, jogava futebol, queimada, vôlei, bola de gude, usava roupas infantis e não me vestia como adulto. Soltava bombinha.Assistia Flintstones, Super Amigos, Pawer Ranger, TV Colosso, Caverna do Dragão e Corrida Maluca.

O único pó que eu era viciado era o leite em pó e a única bebida era o Biotônico Fontoura. Tinha dever de casa para fazer e educação física de verdade. Não me importava se meus amiguinhos eram negros, brancos, pardos, pobres ou ricos. Meninos e meninas, todo mundo brincava junto.

Saudades da época em que a chuva tinha cheiro de terra molhada. E a felicidade tinha gosto de geladinho de Nescau e a nossa única dor era quando usávamos merthiolate.

Agora sei como éramos felizes naquela época!!!


Texto: Internet

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) poder ser caracterizado por dificuld...

Mergulhe no Universo Fitness!

Transformando a Construção Civil Os materiais de revestimento desempenha...

Cresol Tradição reuniu a imprensa em seu centro administrativo, na Cango,...

Agestação caracteriza-se como um período de desenvolvimento do embrião...

Segundo uma matéria no jornal R7, foi mostrada a pesquisa feita pela consu...

Um estudo sobre casais feito pela Universidade do Estado de Utah em parceri...

Larriane Lopes coach holística, discute o que é o amor e como devemos lid...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO