15 de novembro de 2019

MAIS VOCÊ

BENEFÍCIOS DO PILATES PARA OS ADOLESCENTES

734

Férias é sinônimo de descanso e diversão para os adolescentes, e também é uma época de mais horas em frente à tv, computador e videogame.

Com todos estes momentos de descontração e prazer não há muita preocupação com posturas adequadas. Costuma - se sentar e deitar de qualquer forma, e é assim que a falta de cuidados pode afetar a coluna, em uma etapa da vida em que o crescimento do corpo é mais acelerado, e para prejudicar mais ainda, temos o sedentarismo associado, muito comum na vida de grande parte dos jovens, que não tem o hábito de praticar atividades físicas.

No retorno as aulas temos outras “complicações”, mochila pesada, horas sentados na sala de aula com posturas muitas vezes erradas, sem falar em adolescentes de estatura muito alta. Isso tudo pode provocar graves alterações posturais, levando a problemas como escoliose, cifose e lordose acentuadas.

Esta fase também é marcada pelo crescimento acelerado do corpo, gerando desequilíbrios musculares. Por isso, é comum ouvir os adolescentes reclamando de dores nas costas e nas articulações, gerando os problemas posturais e a redução da flexibilidade.

Se a maior parte dos jovens não gosta dos exercícios pesados desenvolvidos nas salas de academias, é ai que entra o Pilates, sendo que este é uma prática de exercícios leves. Os exercícios são ideais para alinhar a postura, fortalecer os músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo e melhorar o alongamento e a flexibilidade do adolescente.

O Pilates trabalha o corpo como um todo, trabalhando vários músculos ao mesmo tempo, estimulando a coordenação motora. Além disso, trabalha a capacidade respiratória e a concentração do praticante, o que ajuda no desempenho atlético e intelectual. Sem falar que a atividade fisica facilita a drenagem linfática e estimula o sistema circulatório, diminuindo os efeitos do sedentarismo e do estresse.

E para os jovens que aceitam desafios, o Pilates oferece diversas atividades que irão dinamizar cada aula e contribuir para o ganho de autoconfiança. O corpo torna-se forte, elegante e bonito, o que influencia na autoestima, tão importante nessa etapa da vida. Em pouco tempo, adquire-se forte consciência corporal: os adolescentes conseguem identificar e corrigir naturalmente seus erros diários e com isso se tornam mais preparados para os desafios da idade. Quanto mais cedo o trabalho de correção postural e fortalecimento da musculatura, menores as chances de problemas na coluna e maior a qualidade de vida.