28 de abril de 2024

BEM ESTAR

DEPRESSÃO PÓS-PARTO, COMO LIDAR COM ESSE MOMENTO DELICADO NA VIDA DA MULHER?

1386

O período gestacional é marcado por inúmeras transformações físicas, psíquicas e sociais na vida das mulheres.

Durante essa fase é possível desencadear importantes alterações na personalidade de quem a vivências e por isso, a procura por um profissional de psicologia nesse processo é de suma importância. Nesse contexto, um período muito delicado para as mulheres é o pós-parto. O pós-parto fica marcado pelos primeiros contatos da mãe com o bebê fora do útero. Diante dessa situação, a mãe precisa estar apta para compreender o seu bebê e assim atender suas necessidades vitais, precisando então, renunciar seus próprios interesses em favor dos interesses desse novo ser.

Estes cuidados requerem uma mãe emocionalmente disponível, o que nem sempre é possível, pois seu corpo ainda está em processo de recuperação e por isso, a fadiga é inevitável. O nascimento de um bebê pode desencadear uma mistura de emoções, desde excitação e a alegria até o medo e à ansiedade. De uma forma geral, as pessoas idealizam que todas as mulheres são totalmente preparadas para serem mães e a gravidez é vista com uma dadiva, uma bênção, e que por isso, essas mulheres não teriam razões para se sentirem tristes durante esse período. O que se esquece, no entanto, é que existem diversos hormônios circulando durante essa fase que prejudica toda essa idealização, podendo favorecer o surgimento de problemas emocionais e, consequentemente, uma depressão pós-parto. O ideal da maternidade imposto culturalmente pode ser prejudicial à medida que impõe o amor incondicional materno como uma condição inerente à constituição do feminino. Alguns outros fatores também podem contribuir para esse quadro, como a privação de sono, a alimentação inadequada, a falta de apoio do parceiro ou da família, o isolamento, enfim, deve-se analisar todo o contexto em que essa mãe está inserida.

Outros fatores de risco que também podem influenciar no desenvolvimento desse quadro pode ser uma gravidez indesejada, a primiparidade, as complicações obstétricas, a ausência de aleitamento materno, o baixo nível sócio-econômico, além de história patológica pregressa e familiar de transtornos de humor. Na depressão pós-parto podemos identificar alguns sintomas como melancolia, desmotivação profunda diante da vida, dificuldade para lidar com a rotina e muita tristeza, acompanhada de desespero constante.

Percebe-se também uma dificuldade de se estabelecer o vínculo com o bebê, o que posteriormente pode afetar o seu desenvolvimento. Se você está preocupada com a sua saúde gestacional e tem receio de como as coisas poderão se estabelecer após o nascimento do bebê tenha sempre em mente que a melhor forma de prevenir a depressão pós-parto é cuidando de si mesma e da sua saúde mental. Não hesite em pedir ajuda de outras pessoas para que você consiga dormir bem, manter uma alimentação saudável, fazer exercício físico e receber apoio na medida do possível. Mesmo com o bebê, priorize um tempo para si mesma.

Maiara Ribeiro Barboza - Psicóloga CRP 08/28787Pós-graduanda em Saúde MentalPsicóloga Escolar na APAE MarmeleiroPsicóloga Clínica na Libertá Clínica de PsicologiaTel (46) 9 9134-6780

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Marcado para acontecer no dia 22 de setembro, no Ginásio do Ibirapuera, o...

Olá pessoal me chamo Bruna Duquesne, 22 anos, sou de Marmeleiro tenho uma...

Tudo o que você precisa saber sobre Natal: o que fazer, praias e muito mai...

Pensem em uma cidade charmosa, linda, cercada por montanhas, rios e cachoei...

A tecnologia a laser é um dos métodos mais modernos para a remoção de T...

O Norwegian Bliss é um navio democrático em termos de cabines, com quase...

Estas vitaminas em nosso corpo auxilia na neutralização dos radicais livr...

Você precisa estudar, você precisa aprender cozinhar, você precisa casar...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO