26 de abril de 2024

BEM ESTAR

PRIMEIRA INFÂNCIA E A VIOLÊNCIA DOMESTICA, QUAL A LIGAÇÃO E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS?

1490

Crianças expostas à violência doméstica estão em situação de risco devido a uma série de problemas psicológicos, sociais, econômicos entre outros, mesmo quando não são o alvo da agressão física.

Esses problemas são semelhantes àqueles observados em crianças que sofrem abuso físico, o que sugere que qualquer tipo de violência na família pode prejudicar o seriamente desenvolvimento da criança.
Há algumas evidências que sugerem que o risco é maior para crianças mais jovens, presume-se que é devido a suas limitações para a compreensão e maturidade ter entendimento dos conflitos e não sabem desenvolver estratégias para lidar e sair da situação.


As crianças podem reagir de muitas maneiras diferentes ao presenciar violência doméstica: podem intervir, se isolarem ou se tornarem agressivas. As que presenciam violência doméstica correm risco de enfrentar diversos problemas psicológicos, emocionais, comportamentais, sociais e acadêmicos, se tornando muitas vezes adolescentes que se automutilam e adultos que tendem a ser infelizes e por sua vez, até repedindo o ato de agressividade vista no fruto da casa de seus pais, refletindo automaticamente na sociedade.
Dentro desse âmbito veio um projeto chamado Âmago, conheça um pouco sobre ele e saiba que é gratuito.

ÂMAGO - A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A QUARENTENA

As denúncias de violência doméstica estão aumentando de forma significativa durante a pandemia o confinamento de famílias e a dificuldade de interferência externa nas situações de violência estão entre as causas desse aumento. Na comparação entre os quatro primeiros meses de 2019 e os de 2020, houve um aumento de 14,1% no número de denúncias.

Segundo informações da Delegacia da Mulher, em 2019 foi registrado uma ocorrência desse tipo a cada hora, em média, dados de Curitiba. Na comparação com 2018 verifica-se ainda que o número de registros subiu 9,5%, saltando de 7.628 há dois anos para 8.355 no último ano. O aumento de denúncias pode estar atrelado ao maior encorajamento das mulheres para fazerem as denúncias, maior consciência de seus direitos, ao melhoramento dos canais de denúncias existentes, como o 180, mas também ao aumento de opções de canais de denúncias.


Apesar das denúncias só poderem ser tratadas inicialmente através dos canais oficiais (190, 180, 153 e Delegacias), outros canais de denúncias encorajam e facilitam as mulheres a denunciarem, e principalmente envolvem outras pessoas que podem ajudar no processo, como familiares, amigos e vizinhos.

ÂMAGO APP

O projeto abrange todo o território Brasileiro e o Botão de Pânico e envio são totalmente gratuitos. O cadastro é simples, rápido e fácil.
O Âmago é um Botão de Pânico Externo que funciona através de um aplicativo de celular e é GRATUÍTO. O Botão é discreto e silencioso e deve ser acionado por 3 segundos quando a MULHER está em situação de risco. Imediatamente uma mensagem será disparada para até 5 contatos previamente cadastrados avisando que ELA está em situação de risco e envia a sua GEOLOCALIZAÇÃO. Basta fazer o cadastro no site

Com Âmago você não está sozinha!

 

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

A iniciativa de "Moção de Aplauso" é do vereador Léo Garcia, que també...

Elizeu ‘Capoeira’ Zaleski terá outra chance de se apresentar em solo b...

Passamos o “outubro rosa” e agora estamos no “novembro azul”, dois...

O período gestacional é marcado por inúmeras transformações físicas,...

Marcado para acontecer no dia 22 de setembro, no Ginásio do Ibirapuera, o...

O design de suas sobrancelhas perfeito, sempre bem definido e sem falhas....

A agencia de viragens Fenicios Tur dá dicas de pontos turísticos, melhore...

Este é um dos questionamentos mais frequentes quando falamos em depilaçã...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO