26 de abril de 2024

BEM ESTAR

EXERCÍCIO FÍSICO COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE

1917

Passamos o “outubro rosa” e agora estamos no “novembro azul”, dois meses onde se intensifica as campanhas para o combate do câncer, sabemos que esta é uma doença que cresce ano após ano e não escolhe idade, muito menos sexo. E muito se fala na prevenção e deixa se um pouco de lado a promoção a saúde.

“A principal diferença encontrada entre prevenção e promoção está no olhar sobre o conceito de saúde, na prevenção a saúde é vista simplesmente como ausência de doenças, enquanto na promoção a saúde é encarada como um conceito positivo e multidimensional resultando desta maneira em um modelo participativo de saúde na promoção em oposição ao modelo médico de intervenção.” (FREITAS, 2003).
Nos seres humanos, na maioria das vezes somente damos valor a saúde quando à perdemos, e pensando em promoção, temos que fazer ao contrário, devemos valorizar a saúde a todo momento, e ao praticarmos algum tipo de exercício físico regularmente estamos alavancando nossa saúde, melhorando a resistência do sistema imunológico, melhorando nossa autoestima e humor.

Aquela velha desculpa de não ter tempo já era, pois hoje sabemos que não é a quantidade mas a qualidade e frequência do exercício que irá trazer benefícios, se você é sedentário comece com uma atividade leve, três a quatro vezes por semana, não precisa passar de 30 minutos, e ao adquirir ritmo pode aumentar essa intensidade, mas claro, sempre peça orientação a um profissional, pois cada pessoa tem suas particularidades e devemos prestar muita atenção nisso, pois não queremos melhorar a saúde de um lado e piorar do outro.

Procure fazer algo que te faça bem, não procure praticar um exercício físico ou modalidade simplesmente porque está na moda, pense em fazer algo que você poderá praticar por muitos anos e que esteja relacionado a saúde, procure por exercícios que não agridam em excesso suas articulações e que possam melhorar funções primordiais como coração e pulmão.
Ao fazer isso com consciência e regularidade, você sem dúvida irá viver melhor e poderá assim desfrutar da melhor maneira possível a vida e não somente passar por ela.

 

André Molina
CREF 010593-G/PR
facebook.com/andre.molina.33
instagram.com/molina6012

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Um dia desses a minha mãe leu um livro com a sua história, a Semente do N...

Terapeuta desenvolve método que busca mudar a maneira que o homem pensa

Especialista elabora 10 dicas para que os pais aumentem a interação com o...

Afisioterapia domiciliar tem se tornado uma tendência cada vez mais cresce...

Estas vitaminas em nosso corpo auxilia na neutralização dos radicais livr...

Olá pessoal me chamo Bruna Duquesne, 22 anos, sou de Marmeleiro tenho uma...

Mas o que o machismo roubou dos homens? Pois lá vamos nós, porque a lista...

Este é um dos questionamentos mais frequentes quando falamos em depilaçã...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO