25 de abril de 2024

BEM ESTAR

O QUE O MACHISMO ROUBOU DOS HOMENS

2753

Olá, amores, Tudo bem? Que tal esse tema? Me inspira falar sobre isso porque tenho pai, irmão, marido e filho! Além dos meus clientes queridos. Bem, eu acho muito que o homem foi roubado pelo machismo. A gente fala bastante sobre como aprisionou as mulheres e as fez refém de padrões que roubaram delas o direito de viverem plenas em seu potencial. E mais um bando de motivo pertinente pra gente bufar quando o assunto é machismo.
Mas o que o machismo roubou dos homens? Pois lá vamos nós, porque a lista é longa.

- ROUBOU A SENSIBILIDADE

Sim, o machismo roubou do homem o direito de ser sensível, de falar livremente sobre sentimentos, sensações e tudo que tem relação com seu universo emocional. Colocações tipo: Homem não sente, não chora, não se sensibiliza, coisa de viadinho, mulherzinha, fracote. Pára de chorar, seja homem, nossa, está parecendo uma florzinha. Frases como essas são filhas de um machismo dominador, segregador, mal, desumano, tirano.
Eles aprenderam então a embotar seus sentimentos, a formarem couraças físicas e psicológicas, ficando rígidos,magoados. Ficaram magoados e sem permissão pra lidar com a mágoa, se tornaram raivosos, agressivos, rabugentos, sisudos. Ai, que coisa triste. Feliz das gerações mais atuais que tem maior espaço pra sentir e pra começar a desfrutar do reencontro com o que foi roubado.

Os homens foram roubados e tentam, no mundo contemporâneo, resgatar seus bens. Claro, não são todos, mas em matéria de ser humano NUNCA podemos generalizar. Tem muito homem tentando, tem muito homem falando de sentimento, fazendo força pra largar o estereótipo pra se permitir viver sensível, doce, VULNERÁVEL.
- ROUBOU A PROFUNDIDADE

Coisa chata papo de homem? Só falam de futebol, cerveja, trabalho, bunda de mulher? Ô DÓ! Ficaram lá roubados em sua profundidade. Assaltados em sua capacidade de aprofundar, falar de sentimento, de espiritualidade, de dor da alma, de relacionamento, de MEDO. Homem com medo? Eu, hein? Gente, pensem comigo, essa realidade masculina também não deve ser mamão com açúcar. Que sorte a minha ter um filho homem e poder ensiná-lo a ser profundo, a permitir que chore, que tenha medo, que seja humano. Você também tem um pequeno homem que depende de ti? Colabore para que se permita, para que seja profundo em sua emoção. Que missão bonita, não? Até rimou.

- ROUBOU A AFETIVIDADE

Nossa, estou escrevendo aqui e está me dando uma empatia, uma compaixão mesmo. Homem não pode beijar homem, homem não pode ser carinhoso demais, coisa de frutinha. E então o menino se desenvolve engolindo seu afeto, tentando se enquadrar no mundo masculino, pra ser aceito, pra se destacar, pra pertencer. Que coisa... isso deve doer.

Fecha os olhos, imagina que você é um adolescente feliz, animadão ,coração grande afetivo. E aí toda hora precisa se dar um policiada para não ser quem é. Porque pega mal, podem questionar sua virilidade. Que porre isso! Que desperdício, né? Sendo que o que mais o mundo precisa é de amor, demonstração de afeto, calor humano.

-ROUBOU A LIBERDADE DE EXPRESSÃO FÍSICA

Já reparou que homem tem sempre uma pegada durão? Estou falando do corpo mesmo. Parece que tem sempre uma rigidez. Pra dançar eles se seguram pra não parecer isso ou aquilo, já viu? Pra gesticular não dá pra liberar demais a espontaneidade, vai que fica parecendo pouco másculo? Inventaram que tem jeito de tirar a camiseta sendo homem, olhar a própria mão, comprimentar as pessoas, sentar,e blá. Socorro!!! Alguém prende esse ladrão de vidas, de recursos internos, de amor, de afeto, de originalidade, de essência!
Pra gente dar um chega pra lá no machismo precisamos estar muito atentos à forma com a qual estamos vivendo e nos policiarmos para não repetirmos comportamentos tão arraigadas nesta cultura machista que fere todos, tanto homens quanto mulheres.
Começa em cada um de nós a mudança expressiva que sempre esperamos do outro. Vamos olhar primeiro em nós. Mudo eu, muda você ,muda o mundo. Um beijo!

***Ana Luiza FC Garcia. CRP 08100/87
Psicóloga formada pela PUC/PR.
Pós-graduada em Concepção sistêmica pela UP- Universidade Positivo.
Especialista em sexualidade humana pela USP. Clínica em Curitiba/ PR, atendimento presencial e online.
Parceira do Portal sexo sem dúvida realizando atendimentos no âmbito da sexualidade.
Pós graduação em curso- Psicologia corporal no Instituto Reichiano.
Contatos em redes sociais: Instagram – Psicóloga Ana Luiza Garcia (analuizafcg). FACEBOOK E YOU TUBE – Psicóloga Ana Luiza Garcia

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Beijo é pura sensação e entrega...beijar bem significa beijar com todas...

Um dia desses a minha mãe leu um livro com a sua história, a Semente do N...

Este é um dos questionamentos mais frequentes quando falamos em depilaçã...

Após passar um sufoco no primeiro round, quase sendo finalizado, o peso-me...

Tanto o pilates, quanto o funcional, têm inúmeras peculiaridades e aprese...

Lutador da CM System, que após vitória no UFC Rio 9 deseja enfrentar um a...

Caracteriza-se por perda rápida e completa de pelos em uma ou mais áreas...

Elizeu Capoeira chegou a quatro vitórias consecutivas no UFC ao superar Ma...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO