27 de abril de 2024

BEM ESTAR

BONITO, PARAÍSO DOS AVENTUREIROS

1738

A excursão organizada pela Agência Fenicios Tur para Bonito no Mato Grosso do Sul no mês passado não pode deixar de apreciar e se aventurar em meio a bela natureza do local como a flutuação no Rio Sucuri em Bonito-MS, que tem águas cristalinas e peixes de diversos tamanhos, e tantos outro belos lugares que só se encontra estás diversidades em Bonito

Rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas. Fauna e flora exuberantes, com centenas de espécies de aves, mamíferos e répteis ocupando uma vegetação que mistura o Cerrado com a Mata Atlântica. Essas são algumas das atraçõe de Bonito, na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 300 quilômetros de Campo Grande.

Polo do ecoturismo no Brasil, Bonito recebeu em 2013 o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo, o World Responsible Tourism Awards, na Feira World Travel Market, em Londres. O município conta com cerca de 40 atrativos, que possibilitam aos visitantes várias opções de atividades. Os interessados em contemplar as belezas da região podem, por exemplo, visitar as grutas e tomar banho em cachoeiras e rios de águas cristalinas.
Já os amantes da aventura podem percorrer trilhas no solo ou circuitos nas árvores (arvorismo), descer trechos dos rios fazendo flutuação ou em botes, boias (boia cross), pranchas (stand up paddle surf) ou caiaques infláveis (duck), ou ainda passear de quadriciclo, a cavalo (cavalgada) ou de bicicleta. Para os mais radicais também não faltam opções, como o rapel e os mergulhos em rios e lagoas.



Os atrativos de contemplação, de aventura e de esportes radicais são todos em propriedades particulares, com exceção da gruta do Lago Azul e do Balneário Municipal, que são administrados pela prefeitura. Eles estão localizados a distâncias que variam de 7 a 55 quilômetros da cidade e o acesso é feito por estradas não pavimentadas, mas que estão em bom estado de conservação e são bem sinalizadas.
Na cidade, os visitantes podem conhecer mais sobre os peixes locais visitando o aquário, experimentar em bares e restaurantes pratos regionais feitos a partir da carne de peixe e de jacaré, entender o processo produtivo de uma aguardente que dá nome a um dos mais tradicionais bares da cidade e fazer a degustação de mais de 12 tipos de cachaça e ainda levar para casa amostras da cultura regional nas lojas de venda de artesanato espalhadas pelo centro do município.

SUGESTÃO DE ROTEIRO
Com informações da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, preparamos uma sugestão de roteiro, com opções para cinco dias de atividades no município. Foram levados em conta o tipo de atrativo, o tempo de deslocamento e o perfil do passeio, se optando pelos que atendem de crianças a adultos.

Paraíso dos aventureiros, Bonito reserva espaço também para quem quer apenas contemplar os santuários. Para esta turma há cavalgadas e passeios de bicicleta. E, por mais que a água seja fria, não há como se esquivar da flutuação, uma espécie de mergulho livre. Equipado com máscara, snorkel, roupas e botas de neoprene, basta soltar o corpo que a correnteza e a natureza se encarregam do resto: apresentar as magníficas e coloridas flora e fauna dos rios, que por tanto tempo ficaram isoladas pelo anonimato.
Muitos recebem um número limitado de visitantes por dia e ficam dentro de propriedades particulares, sendo fundamental fazer reservas com antecedência nas agências da cidade.

A rígida fiscalização proibiu, por exemplo, o rapel no Buraco das Araras - o interior da fenda é abrigo de aves diversas -, além de uma séria de outras atividades, como a pesca nos rios da região. Todo o esforço é válido para conservar as belezas que tanta fama garantem ao lugar.

Nada melhor para iniciar a visitação a Bonito que conhecer o cartão-postal do município.

A gruta do Lago Azul é conhecida mundialmente e já foi cenário de filmes e novelas. A cavidade com as características atuais tem cerca de 60 milhões de anos. Está tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1978. Dentro, há um lago com água cristalina, que devido à refração da luz, se torna azul. A profundidade do lago é desconhecida. O máximo já alcançado por um mergulhador foi 87 metros e dentro já foram descobertos dois fósseis de animais pré-históricos, um de uma preguiça-gigante e outro de um tigre-dente-de-sabre.
A capacidade máxima de visitantes é de 305 pessoas por dia. Está localizada a cerca de 20 quilômetros da cidade.
As visitações ocorrem das 7h às 14h e demoram em média uma hora e meia entre a descida e a subida.

A idade mínima para o passeio é de cinco anos e os grupos de visitantes têm, no máximo, 15 pessoas. A cada 20 minutos, um grupo inicia a visitação, que começa por uma trilha de 300 metros e depois, dentro da gruta, passa para a descida de uma escadaria com 298 degraus que termina em um deck para contemplação. O preço para a visitação é de R$ 45 na baixa temporada e de R$ 60 na alta.

 

 

 

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Olá pessoal me chamo Bruna Duquesne, 22 anos, sou de Marmeleiro tenho uma...

Você precisa estudar, você precisa aprender cozinhar, você precisa casar...

Falta pouco para começar o verão e já começa a bater a ansiedade por ai...

Cooperativa de crédito que nasceu no Sudoeste do Paraná possui hoje mais...

Estas vitaminas em nosso corpo auxilia na neutralização dos radicais livr...

Especialista elabora 10 dicas para que os pais aumentem a interação com o...

Que chute foi esse?! Elizeu Capoeira aplicou um chute alto rodado sensacion...

Saiba quais são as atividades que você pode escolher em uma viagem pelo P...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO