20 de abril de 2024

BEM ESTAR

TERRA SANTA TERRA DE ISRAEL, LUGAR QUE MARCA A PEREGRINAÇÃO DE JESUS CRISTO

10004

Terra Santa é um termo que no judaísmo se refere à Terra de Israel. Judeus, bem como não-judeus têm tradicionalmente se referido a esta área como "Palestina", como em um mapa de 1759 (em anexo), que a chama de "A Terra Santa, ou da Palestina". O termo também é usado por muçulmanos e cristãos para se referir à área entre o rio Jordão e o mar Mediterrâneo, ou seja, inclui a moderna Palestina, assim como Israel. Para os cristãos são os locais onde Jesus Cristo nasceu e viveu (como Belém, Nazaré e Jerusalém) e em recente viagem a Terra Santa Mari Fiorentin Diretora da Fenicios Tur Agência de viagens conta como foi essa experiência magnífica de percorrer caminhos por onde Jesus Cristo nasceu e viveu..

O sonho de muitos cristãos é realizar uma viagem a Terra Santa, lugar que marca a peregrinação de Jesus Cristo.

Muitos consideram a Terra Santa apenas Israel, local onde Jesus viveu a maior parte de sua vida, realizou milagres e morreu. No entanto outros também incluem o Egito e Roma, na Itália que também são lugares importantes por onde Jesus passou e ocorreram eventos bíblicos de destaque.
Visitar esses lugares é como viajar ao passado, onde você conhecerá melhor a história contada na Bíblia e como viviam as pessoas da época e o que elas passaram. Sem dúvida uma viagem inesquecível que não só atrai os religiosos, mas os curiosos e amantes de história também.

Quer mais motivos para conhecer a Terra Santa?


VISITAR BELÉM É FUNDAMENTAL

A cidade de Belém fica bem próxima a Jerusalém, o principal destino dos turistas que visitam Israel. Foi nesta cidade que Jesus nasceu. Nela você poderá visitar a Basílica da Natividade, onde se encontram dois templos, um ortodoxo grego e outro da igreja católica romana. Diz-se que este complexo foi construído no local, onde Maria deu à luz a Jesus.
A basílica é muito procurada tanto por cristãos como muçulmanos. Esse complexo se encontra na Praça da Manjedoura, onde você poderá caminhar no mesmo solo em que Jesus deu seus primeiros passos após o nascimento.

CONHECER JERUSALÉM

Imagem do muro das lamentações, na cidade de Jerusalém, em Israel.
Jerusalém é a cidade destaque de Israel, onde se encontram os principais pontos turísticos para quem deseja acompanhar a peregrinação e história de Jesus.
Na cidade você terá a oportunidade de ver as três maiores religiões monoteístas do mundo: cristianismo, muçulmana e judia, juntas por um mesmo ideal, visitar locais sagrados e cada uma à sua forma devotar-se a Deus.
O Cenáculo é um ponto bem visitado, pois é o lugar onde Jesus realizou a última ceia com os discípulos. E segundo alguns contam, os discípulos de Jesus continuariam a se reunir no lugar.

Próximo desse lugar se encontra o Monte de Sião, onde você encontrará o Túmulo do Rei Davi, composto por um cenotáfio coberto com veludo.

Realizar a caminhada pela Via Dolorosa é um dos pontos mais procurados pelos cristãos. Esse é o famoso caminho por onde Jesus andou carregando a cruz até o Monte Calvário, onde morreu.

O caminho segue até a Igreja do Santo Sepulcro, onde Jesus foi enterrado após a crucificação, o lugar possui um túmulo vazio, representando o túmulo de Jesus.

Outro lugar bem visitado é o Monte das Oliveiras, lugar de ascensão de Jesus, e de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade, podendo observar o Duomo da Rocha, onde se encontra a rocha em que Abraão preparou seu filho Isaac para realizar o sacrifício, a Cúpula da Rocha na Esplanada do Templo, onde se acredita que o céu e a terra se encontram e a Igreja do Santo Sepulcro, que foi construída no local onde Jesus foi sepultado.

JORDÂNIA

Dos mais de 6,5 milhões de habitantes da Jordânia, 92% são muçulmanos sunitas. Entre os países do Oriente Médio, é um dos mais conciliadores, moderados e abertos ao turismo, sobretudo pelo sítio arqueológico de Petra. O país, no entanto, passou por momentos turbulentos. Desde o fim da I Guerra, a Jordânia (chamada àquela época de Transjordânia) foi concedida ao império britânico, de quem se livrou em 1946. Contra Israel, seu notório inimigo, teve uma briga de longa data pelo território da Cisjordânia – felizmente, em 1994, foi assinado um tratado de paz entre os dois países.


O Mar Morto, por exemplo, foi dividido e metade dele pertence a cada um dos países. Cercada pela Síria, Iraque, Arábia Saudita e pelo território palestino da Cisjordânia, recebeu milhares de refugiados na década de 90. Hoje, para impedir que os jordanianos abriguem-se do outro lado da fronteira, Israel construiu uma cerca para coibir a imigração.


Com apenas 89,2 mil quilômetros quadrados, a Jordânia pode ser atravessada de carro de norte a sul em seis horas. Petra, eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno, é sim seu principal cartão-postal. Mas não só. A cerca de 50 quilômetros de Amã, capital do país, encontra-se Jerash, uma antiga cidade romana que, depois de escavada, teve templos, arcos e avenidas descobertos e bastante preservados.


Para um passeio mais radical, a dica é rumar para o deserto de Wadi Rum, ponto de encontro de aventureiros de trekking, escaladas e passeios de balão. O clima árido em quase toda a Jordânia pede ao turista duas coisas fundamentais: muita água e protetor solar.

CAIRO

A dinâmica e movimentada capital do Egito, maior cidade do continente africano, assusta àqueles que percebem que mal há faróis nos cruzamentos, poucas coisas possuem etiqueta de preço (o negócio aqui é negociar, de tudo e sempre, até perder a paciência) e os motoristas ficam buzinando sem nenhuma razão aparente. Mas é seu ar mágico, com o emblemático chamado dos muezins preenchendo a atmosfera amarelada, é que faz esse lugar tão fascinante.

A apenas alguns quilômetros do centro encontra-se o platô de Gizé, com as grandes pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos e a grande esfinge. Você pode ficar um pouco decepcionado em descobrir que esse imenso conjunto fica tão próximo à urbe, mas lembre-se que, tal como diria Napoleão, do alto delas quarenta séculos de história nos contemplam. Um pouco mais distante estão outras importantes pirâmides, em Dashur (40 km distante) e Saqqara (30 km), consideradas os protótipos de suas irmãs maiores. Conhecê-las é um passeio agradável e bastante educativo.

Uma das melhores atrações da cidade é o Museu do Cairo, que mereceria um trabalho de arqueologia por si só, tal é a confusão como suas preciosidades são exibidas. Pobres múmias estão expostas por todos os cantos, mas estátuas de grandes faraós como Amenhotep III, Ramsés II e Akhenaton enchem os olhos, preparando-nos para o grande destaque da mostra, os tesouros do rei-menino Tutankhamon.

Não deixe de visitar monumentos da cidade islâmica, como a Citadela de Saladino, onde há excelentes demonstrações de dançarinos sufi, e belas mesquitas, como a de Al-Azhar. Isso sem falar do imenso mercado de Khan-El-Khakili, um divertido labirinto onde quinquilharias e preciosidades o aguardam para uma intensa negociação.

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

A microfisioterapia é uma técnica da fisioterapia manual criada pelos fra...

Após passar um sufoco no primeiro round, quase sendo finalizado, o peso-me...

Pintinho estava atuando no Kairat AFC e retorna ao Brasil após 7 temporada...

SERÁ OBRIGATÓRIA A PARTIR DE 31 DE JANEIRO O PRAZO FOI DEFINIDO PELO CONT...

Empresária reforça que um de seus objetivos como profissional é melhorar...

Elizeu Capoeira chegou a quatro vitórias consecutivas no UFC ao superar Ma...

Crianças expostas à violência doméstica estão em situação de risco d...

A REGIÃO É FAMOSA PELA BELEZA DE SEUS RIOS E CAVERNAS

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO