30 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

O PODER PROTETOR DOS ALIMENTOS

3248

Você já deve ter ouvido falar esta frase: “que o alimento seja o remédio, e que o remédio seja o alimento” ( HIPOCRATES). Os alimentos exercem um efeito significativo sobre a saúde e o bem estar, quer se tenha ciência disso, quer não. Estar consciente da dieta e das propriedades curativas dos alimentos permite fazer ajustes para suprir as necessidades do organismo. Isso é fundamental para manter e melhorar a saúde.

A nutrição Funcional – há mais de 10 anos no Brasil – conta com o respaldo Cientifico de the Institute For Dunctional Medicine ( IFM) e do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional ( IBNF) fundada em 2004, não se limita à prescrição de dietas restritas e sim utiliza dos alimentos funcionais tidos como saudáveis para resgatar e tratar doenças.

Nutrição Clinica Funcional possui cinco princípios básicos: a individualidade bioquímica, o tratamento centrado no paciente, o equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade de nutrientes, a saúde como vitalidade positiva e as interconexões em teia de processos bioquímicos que engloba: os desiquilíbrios nutricionais, estruturais e hormonais, o estress oxidativo, a ecologia gastrointestinal, a destoxificação do organismo, as alterações imunológicas e a interação corpo-mente.

A ciência da nutrição já demonstrou a importância do “alimento integral”. Hoje sabe-se nutrientes presentes nos alimentos trabalham em sinergia para promover a saúde e que os produtos processados podem causar doenças. Já são conhecidos cerca de 50 vitaminas, aminoácidos, minerais e ácidos graxos essências que devem ser ingeridos regularmente e mais de 1.200 fitonutrientes presentes em frutas, verduras, legumes, leguminosas cereais e produtos de origem.
Unindo os princípios da gastronomia clássica com os conhecimentos da nutrição, fitoterapia, química, fisiológica, bioquímica e ciência dos alimentos com o objetivos de produzir receitas para melhorar sinais e sintomas, a qualidade de vida e também prevenir doenças é que nasce a Gastronomia Funcional.

O que é gastronomia funcional? É uma ciência integrativa que se utiliza do conhecimento cientifico e de técnicas dietéticas adequadas para preservação dos aspectos nutricionais nos alimentos. Utiliza-se ainda do uso dos alimentos funcionais, aqueles que, quando consumidos habitualmente podem promover um beneficio à saúde.

A gastronomia Funcional é por tanto o equilíbrio entre a gastronomia e a nutrição. É sem duvida para mim um retorno à comida de casa. Ah! O cheirinho de casa...de temperos, é aquele alimento fresco, colhido na horta, de maneira orgânica e sustentável e que, claro, me traz aquela ótima sensação de bem estar.

Um exemplo simples de você começar aplicar a Gastronomia funcional é trocar os temperos industrializado como sazon, caldos de galinha, sal comum por uma receita de SAL VERDE. Fazer um sal verde é um dos métodos mais faceis de preservar as ervas frescas, mas também uma ótima estratégia para diminuir o consumo de sódio nas preparações e assim ajuda no controle de doenças como Hipertensão Arterial.

SAL VERDE

Ingredientes:

5 dentes de alho macerados ( 15g)
½ maço pequeno de cebolinha ( 100g)
½ maço pequeno de salsinha ( 100g)
½ maço pequeno de manjericão ( 100g)
½ maço pequeno de coentro ( 100g)
50 ml de azeite oliva extra virgem
2 xic de sal marinho ou himalaia (300g)

A OMS recomenda que para prevenirmos doenças cardiovalsculares devemos, além de comer menos sódio, ingerir mais potássio, por isso esta receita foi pensada com carinho para equilibrar estes nutrientes.

Outra base Gastronômica da Nutrição funcional e que vem crescendo em estudos e nos proporcionando efeitos benéficos na saúde são os Compensadores Dietéticos. Termo esse utilizado para alimentos, nutrientes ou fitoquímicos com a finalidade de compensar a ingestão de uma substância toxica ou maléfica ao corpo, diminuir a carga glicêmica da refeição, quelar metais pesados, diminuir o extress oxidativo pós refeição ou diminuir a absorção de colesterol. Mas claro tudo sobre orientação de uma nutricionista que entende do assunto, não adianta um paciente exagerar na comida e utilizar os compensadores dietéticos como um escape pro seu descontrole.
Exemplos de compensadores dietéticos:

DIMINUIR A ABSORÇÃO DE AÇÚCAR DOS ALIMENTOS:

Adicionar 1 col fibra ( chia, linhaça dourada, quinoa em flocos, amaranto em flocos, aveia) ou óleos vegetais ( óleo de coco, de linhaça dourada ou de chia) ou canela sempre que consumir frutas, sucos ou fontes de carboidratos como pães e bolos. Comer associando a ristos, sopas e massas um PRTAO FUNDO de salada verde com 1 col sopa de azeite de oliva.

COMPENSADOR DIETÉTICO DE METAIS TOXICO:

O coentro é um excelente quelante de metais pesados, sendo um compensador dietético importante para consumo de peixes, principalmente o SALMÃO (rico em mercúrio).
Outro compensador dietético para consumo de refeições com estes tipos de peixes é ingestão de 1 xic de chá verde com a refeição ou utilizar uma marinada no preparo do peixe.

MARINDA PARA PEIXE:

2 xic de infusão de chá verde
2 col sopa de gengibre raladoSuco de limão sicilianoRaspas de um limão.
Opcional são folhas de coentro, funcho frescas.
Marine por 1 a 2 horas antes do preparo.
Essas receitas e dicas são essências para cozinha cheia de saúde .

 

 

Colaboração e parceria Nutricionista Karla Kiescoski Casagrande – CRN 4892 Email nutricionistakarla@hotmail.com Instagram @karlakiescoskiFacebook karla Kiescoski Geize Felipetto empresária e chef de gastronomia funcional e terapêutica

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Cresol Tradição reuniu a imprensa em seu centro administrativo, na Cango,...

O Cresol/Marreco Futsal eliminou o Pato Futsal, na noite desta quarta-feira...

Hoje convive-se com a enxurrada das mídias sociais, seja para cunho pessoa...

Apartamentos e Salas Comerciais para Locação

Valnei Ghedin nasceu no dia 27 de junho 1949 em Vitorino - Paraná, filho d...

Edna Paula Annater Bueno, 36 anos, casada, mãe de dois filhos, residente e...

A vida é uma oportunidade fantástica, e cabe a nós vivenciá-la da manei...

A campanha do mês Outubro, Outubro Rosa de 2018 passou, e pretende conscie...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO