26 de abril de 2024

BEM ESTAR

DORES CRÔNICAS?

2403

Terapia por ondas de choque trata dores crônicas com eficiência.

Aterapia por ondas de choque é um tratamento relativamente novo no Brasil e nada tem a ver com descargas elétricas, mas um tipo de energia mecânica gerada por uma espécie de pistola que penetra no tecido lesado e provoca um fenômeno chamado cavitação, onde microbolhas se rompem provocando microrroturas no tecido inflamado, determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias locais e também estimulando um aumento na microcirculação local.

“Ela é indicada para dores crônicas causadas por tendinites, bursites, artroses, fibroses, neuropatias, fasceíte plantar, esporões, tendinites calcificadas, falhas nas consolidações de fraturas entre outros problemas, com resolução comprovada cientificamente de até 80% dos casos”, explica Rafael Zapelini, membro da Sociedade Nacional de Terapia por Ondas de Choque – SNTOC, e fisioterapêuta da Clínica de Fisioterapia Zanatta.

Os resultados começam a ser sentidos logo na primeira sessão e o ciclo de tratamento gira em torno de seis a sete sessões, separadas por intervalos de tempo que dependerão da resposta do corpo.

“De certa forma, é tratado aquilo que já passou por muitas técnicas sem dar resultado. Na Europa, onde a técnica existe desde 1996, primeiro é realizada a terapia de ondas de choque para depois ir para uma cirurgia, à qual nem sempre é necessária, com elevados custos, tempo de recuperação e riscos operatórios”, afirma Rafael.

Após uma avaliação do fisioterapeuta especialista, o tratamento pode ser iniciado. A terapia é contraindicada apenas em casos bem específicos. Até mesmo pessoas com marca-passo não estão descartadas pela terapia.

 

Por:

Dr. Rafael Inacio Zapelini
Crefito 71.230-F
Membro da SNTOC - Sociedade Nacional de Terapia por Ondas de Choque
Formação em Palmilhas Posturais
Termografia
Traumato-Ortopedia

 

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Falta pouco para começar o verão e já começa a bater a ansiedade por ai...

Terapeuta desenvolve método que busca mudar a maneira que o homem pensa

Um dia desses a minha mãe leu um livro com a sua história, a Semente do N...

A agencia de viragens Fenicios Tur dá dicas de pontos turísticos, melhore...

Beijo é pura sensação e entrega...beijar bem significa beijar com todas...

SERÁ OBRIGATÓRIA A PARTIR DE 31 DE JANEIRO O PRAZO FOI DEFINIDO PELO CONT...

Todos os anos passamos pelo mesmo ritual: com o começo do ano estabelecemo...

Quando as proprietárias Liliana e Mari me procuraram para fazer um projeto...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO