20 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

Afinal, o que é a tal Selic?

973

Estamos vivendo um cenário um tanto atípico, primeiro uma pandemia, na sequencia uma guerra e nesse momento ouvimos falar muito sobre os impactos que essas situações trouxeram para o nosso setor econômico.  Diariamente as reportagens falam sobre inflação e Selic, mas será que nós entendemos de fato o que é a Selic?

A Selic é a taxa básica de juros da economia e essa taxa é utilizada pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. O nome da taxa Selic vem da sigla: Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. A Selic influencia diretamente todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e também das aplicações financeiras.

Agora, vamos falar sobre da taxa Selic dentro do universo imobiliário onde ela está diretamente relacionada às taxas de juros dos financiamentos, para isso, é importante fazermos uma retrospectiva, A partir de setembro de 2016, a taxa de juros Selic começa um movimento de queda até setembro de 2020, quando atinge seu mínimo histórico de 2,00% ao ano.

Em junho de 2021, a Selic era de 4,25% ao ano, devido ao cenário de instabilidade econômica mundial esse percentual sofreu um aumento bem significativo, chegando nesse mês de Março/2022 em 11,75% ao ano, com perspectiva de aumentos para os próximos meses. Esses valores impactam diretamente as taxas de financiamentos imobiliários.

Todavia, mesmo com projeções de novos aumentos e possibilidades da taxa Selic chegar a 13,25% ao ano até final de 2022, alguns especialistas acreditam que as taxas de juros devam se manter para que os bancos consigam fazer negócios, afinal muitas instituições financeiras estão oferecendo credito imobiliário e nesse momento o consumidor poderá avaliar e comparar a melhor taxa. Essa é a lei de mercado.

Após toda essa explicação, acredito que você deva estar se perguntando, mas afinal, devo ou não comprar meu imóvel nesse momento?

A resposta a essa pergunta exige uma certa analise, de um lado pode ser que exista o imóvel que você sempre quis, se deixar esse negocio para depois, por conta dessa alta da taxa, poderá perder e se arrepender. Se prosseguir com a negociação irá arcar com os valores um pouco maiores do que alguns períodos anteriores. Essa decisão dependerá exclusivamente do momento de vida de cada um.

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Secar barriga, eliminar medidas e alguns quilinhos é o desejo de quem quer...

Aquele tipo de mulher nervosa e que costuma brigar por tudo pode ter o seu...

A Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, utilizada para dia...

O Ultimate escalou Luigi Vendramini, que fará sua estreia na organização...

UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR A COZINHA É UMA ESTRATÉGIA NO RESGATE DE UMA V...

Possibilidades de um estilo de vida mais saudável para os clientes é o qu...

Segundo uma matéria no jornal R7, foi mostrada a pesquisa feita pela consu...

Conheça o Jantar do Rotary Cango

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO