A cada dia mais mulheres conquistam postos de liderança e aumentam a participação em espaços sociais, profissionais e também políticos.
Contar a historia das mulheres no mercado de trabalho é sem duvidas falar sobre conquistas. A começar pelo fato de as mulheres ingressaram no mercado de trabalho no período da Revolução Industrial, como forma de reduzir custos, pois eram consideradas mão de obra barata. Mais a diante na década de 1940, com a Segunda Guerra Mundial, passaram a ocupar novos postos em substituição aos homens que iam para as frentes de batalhas. Desde então, elas vem buscando e conquistando seu merecido espaço no mercado de trabalho.
Um fato curioso sobre a participação feminina no mercado imobiliário é de que até o ano de 1958, as mulheres eram proibidas de atuar como corretoras de imóveis, isso de acordo com o Artigo 37 do Código Comercial Brasileiro, Lei nº 556, de 25 de junho de 1850. Somente após a revogação desse artigo é que nós mulheres pudemos exercer essa a profissão no Brasil.
A partir de então, nossa historia profissional começou a ser escrita e hoje felizmente os números mostram um crescimento gradativo. Uma pesquisa feita pelo Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) mostra que do começo dos anos 2000 até hoje o número de mulheres corretoras aumentou 144%, ou seja, hoje nossa participação no mercado imobiliário passa dos 38%.
Após conquistar a possibilidade de atuar como corretora no mercado imobiliário, a mulher não parou mais e foi estendendo cada vez mais sua participação no setor, hoje muitas corretoras possuem portarias em cargos dos órgãos voltados a defesa da categoria, como associações, sindicatos e até mesmo no Conselho Cofeci/Creci.
Vários são os adjetivos que definem as mulheres diante do mercado de trabalho, mas dentre todos, a empatia é nosso trunfo predominante, o qual coloca a mulher numa posição de vantagem em relação aos homens e, no setor da corretagem, faz toda a diferença. Sensibilidade para identificar a necessidade do cliente, avaliar com mais cuidado o que é importante para ele na hora da escolha do seu imóvel, são alguns dos pontos que garantem o sucesso nos negócios.
Nesse dia 08 de março nós mulheres devemos sim comemorar, pois além de todas essas conquistas e de todas as características que nos definem profissionalmente, uma parcela muito expressiva carrega o título de mãe e dona de casa. O dom de ser multi funções é um privilégio nosso!
DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO