18 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

POÇO ARTESIANO URBANO

1439

1 – EM MÉDIA, QUAL A PROFUNDIDADE DE UM POÇO ARTESIANO?

R: Os poços tubulares profundos, mais comumente chamados de poços artesianos podem apresentar profundidades de 100 até 1.000 metros, embora sejam raros os casos que ultrapassem 600 metros, tudo dependerá das características hidrogeológicas da região, finalidade do uso e consumo diário.


2 - POR QUE É UMA BOA ALTERNATIVA EM PERÍODO DE ESTIAGEM? QUAIS AS VANTAGENS DE TER UM POÇO ARTESIANO EM CASA?

R: Redução na conta de água em até 60%, contratado com uma empresa especializada e com profissionais habilitados, a construção adequada não oferece riscos ambientais, garante água de qualidade, além de sanar os problemas com a escassez, sem contar que valoriza muito o terreno.


3 – QUAIS AS ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DE UM POÇO ARTESIANO? É NECESSÁRIO PROJETO OU LIBERAÇÃO DE ALGUMA ENTIDADE?

R: Antes de pensar em realizar a perfuração de um poço artesiano é necessário a procura por uma empresa especializada, que tenha profissionais habilitados junto ao CREA, a Perfuribel hoje dispõe de 3 profissionais, são eles: Geólogo, Engenheiro Civil e Engenheiro Eletricista.

 


A partir da avaliação de viabilidade é necessário a elaboração do projeto construtivo do poço conforme NBR 12212, por geólogo competente, com devida emissão de ART (anotação de responsabilidade técnica) recolhida junto ao CREA; após o cliente deve encaminhar um pedido de Anuência Prévia para perfuração do poço junto ao IAT (Instituto Água e Terra), esse processo hoje é realizado de forma eletrônica por meio de plataforma SIGARH, a empresa oferece todo o suporte necessário nessa etapa.

Recebida a Anuência do órgão competente inicia-se a mobilização de máquinas e equipamentos para o início da construção do poço tubular profundo conforme NBR 12244, a perfuração é realizada por máquina perfuratriz, acompanhada de um compressor de ar, o método adotado é a perfuração rotopneumática que consiste na utilização de dois mecanismos, enquanto o martelo pneumático impacta e fragmenta a rocha, uma broca gira e tritura essa rocha fragmentada para criar o furo.

Na perfuração inicial, comumente chamada de ‘’boca do poço’’ são instalados tubos de revestimento e no espaço anular (espaço entre o tubo e a rocha) é realizada a vedação com argamassa ou pasta de cimento. Isso porque essa primeira camada de solo é mais instável e pode conter areia ou pequenas rochas capazes de entupir o poço. Além disso, por ser superficial, pode conter água contaminada, ou seja, água de chuva que entrou em contato com substâncias tóxicas. Seguindo até a obtenção de água, posteriormente é realizado o desenvolvimento e limpeza com produto específico, e realizada a laje de proteção sanitária.

Concluída a construção e obtido êxito um técnico competente fará medições necessárias dos níveis da água e desníveis do terreno para o dimensionamento do equipamento que melhor irá atender. O próximo passo é instalar um conjunto de bombeamento para captar essa água, bem como tubulação para levá-la até a superfície.

Na última etapa é solicitada a Outorga de Direito ou Cadastro de uso independente de outorga, conforme normas do IAT, a solicitação é realizada eletronicamente via sistema SIGARH, realizado por profissional competente, são necessárias, análises físico química e microbiológica da água, demais informações litológicas do poço e de uso, a empresa realiza todo o procedimento para o cliente, no Paraná a validade do documento é de 3 anos e é obrigatório para a captação da água subterrânea, deve ser renovada 90 dias antes do seu vencimento.

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Não existe apenas uma causa para a diabetes, muito pelo contrário, existe...

O que atletas de alto desempenho, pessoas bem-sucedidas, empresas inovadora...

Não só pode, como deve. Já de cara respondo essa pergunta, mas como muit...

De 09 a 18 de Março, Francisco Beltrão é palco da edição de 50 anos da...

Com destaque para a inclusão de TV digital nas centrais multimídia*. O re...

O amor surgiu, pois, a vida é relacionamento. Os seres humanos estão cons...

Saiba sete dicas fundamentais para conciliar vida profissional e maternal S...

Nós somos aquilo que comemos. Isso é um fato. E, cada vez mais, estudos e...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO