26 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

MEU PAI, O ENGENHEIRO VALNEI GHEDIN

1787

Valnei Ghedin nasceu no dia 27 de junho 1949 em Vitorino - Paraná, filho de Jacinto e Maria Gabriel Ghedin. Seus irmãos: Walmiro (em memória), Ana Vanir (em memória), Vanilde, Warlene, Wanda, e Vânia.

Casado com Tânia Maria Penso Ghedin (em memória), com quem teve quatro filhas: Liz, esposa de Marcos Babinski e mãe de Eron, Aldrey esposa de Sandro Feiten, Priscila esposa de Fábio de Albuquerque e mãe de Theo e Patrícia, companheira de Tami Perecin.
Serviu ao Exército Brasileiro em 1968, na cidade de Curitiba onde estudava desde 1965.

Primeiro beltronense a diplomar-se em Engenharia Civil, no ano de 1974, pela Universidade Federal do Paraná. No ano de 2014, recebeu o Jubileu de Rubi, em homenagem aos 40 anos de formatura.

FOI PIONEIRO COMO CALCULISTA NO SUDOESTE DO PARANÁ.

Sempre teve carinho e apoio de seu pai Jacinto, que na Marcenaria União inspirou seu gosto pela madeira e construção, bem como de seu irmão Walmiro que o acompanhou por muitos anos na construtora que viria a fundar.

A construtora Engebel, foi fundada por Valnei no ano de 1982, e realizou importantes projetos e obras durante seus 38 anos, orgulhando-se de ter construído o maior armazém de grãos do Brasil em Guarapuava - PR, com capacidade para 277 T.

Em Francisco Beltrão, participou de importantes obras, como a construção da Torre da Concatedral Nossa Senhora da Glória, Base e Correção das Mangas do Cristo Redentor, Casa da Cultura Eunice Sartori, Pontes em Concreto Protendido, Creches, Unidades de Pronto Atendimento, casas populares, escolas, edifícios residenciais e comerciais e outras obras que compõem a paisagem urbana da nossa cidade. Destaca-se o Centro de Eventos no Parque de Exposições Jayme Canet Jr., com cobertura projetada com vão livre de 70m.

Em 1996 expandiu os trabalhos da empresa para o estado do Mato Grosso, e em 2001 fundou a Engebel MT em Lucas do Rio Verde, se tornando uma marca de confiança e credibilidade com obras executadas no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Por diversos estados, construiu Unidades de Mistura e Armazenagem de Fertilizantes e Armazenagem de Grãos (silos e armazéns), Plantas Industriais e de Biocombustível, Moinho de Milho, Terminal Fluvial, Pontes e Barragens já ultrapassando 4 milhões de metros quadrados de obras e projetos construídos e mais de 1,5 milhões de toneladas de armazenagem.
Construiu a primeira usina de etanol 100% a partir do milho do Brasil em Lucas do Rio Verde-MT.

RECEBEU DIVERSOS PRÊMIOS DE RECONHECIMENTO PELO SEU TRABALHO COMO ENGENHEIRO CIVIL E PELA CONSTRUTORA ENGEBEL.

- Destaques do Ano –Jornal de Beltrão –Engenheiro Civil Valnei Ghedin
10 Destaques JdeB: 1998, 2000, 2002, 2003, 2006, 2007, 2009, 2010, 2011 e 2015.- Destaques do Ano –Jornal de Beltrão –Construtora de Obras Engebel
20 Destaques Consecutivos JdeB: 1999 a 2018.
- Destaque Ângulo Pesquisas: 2001.
- Destaque Profissional Crea PR –Valnei Ghedin –Categoria Carreira Profissional, 1º de dezembro de 2014 –Pato Branco –PR.

Foi um exímio trabalhador, na companhia da esposa Tânia e das filhas que seguiram seu caminho: Engenheira Aldrey, Arquiteta Liz, Engenheira e Administradora Patrícia.
Conduziu sua equipe de trabalho com carinho e respeito, mantendo a humildade e a união entre todos, sempre grato a cada um.

Para sua família, foi exemplo de segurança e sabedoria. Como esposo foi muito dedicado. Todos presenciavam constantemente cenas de carinho e companheirismo entre o casal inspirador. Como pai, foi paciente e amoroso, dedicou-se em todos os momentos, pai sempre presente. Como avô foi uma presença que certamente mudará a vida dos netos, influenciados positivamente pelo seu comportamento admirável. Sua família era seu bem maior, em casa amava e era amado por todos.

A partir de seus hábitos, Valnei ensinou lições preciosas. Persistiu em todos os seus sonhos, com dedicação e esforço. Sempre preocupado com o bem-estar da família e de todos ao seu redor, foi um ser humano generoso, humilde e de coração puro, exemplo de caráter e honra.

Um engenheiro costuma ver o mundo a partir do raciocínio lógico, avaliando as situações em números e medidas. Foi bom observador e rápido para solucionar desafios. Quando expressava sentimentos e contribuía com sua opinião, era preciso em suas colocações.

 

VALNEI ADORAVA OBSERVAR A LUA. HOJE, BRILHA NO CÉU AO LADO DA SUA ESTRELA TÂNIA.

“Para mim, foi minha inspiração e meu modelo. Fiz arquitetura por me encantar em olhar para a cidade e ver tudo que meu pai construiu. Em ver sua capacidade de transformar areia, tijolo e concreto nas mais diversas obras - em pontes, em empresas, em lares. Acho isso mágico! Com seu trabalho realizava o sonho das outras pessoas, e acabava por se tornar direta e indiretamente parte da vida delas. E muito além da profissão, um modelo de ser humano a ser seguido, um homem honrado, de caráter e condutas impecáveis. Cresci em um lar cheio de amor. Sou orgulhosa de toda sua história, sou feliz em todas as lembranças e sou grata em poder dizer que sou sua filha. Te amo Pai.”Liz Ghedin Babinski

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

A cooperativa está promovendo, nesta semana, três eventos na cidade, com...

Essa receita tem muitas versões e no final das contas a gente nunca sabe q...

Você já teve pequenas bolhas nos lábios ou gengiva, que são doloridas e...

Éum método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem inte...

A cada dia mais mulheres conquistam postos de liderança e aumentam a parti...

Neste artigo, vamos bater um papo sobre algo que todo empresário deseja: g...

O que atletas de alto desempenho, pessoas bem-sucedidas, empresas inovadora...

No primeiro semestre deste ano, que marca os 23 anos do Sistema, a Cresol i...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO