25 de abril de 2024

BEM ESTAR

PANTANAL PASSEIOS PARA CONTEMPLAR A NATUREZA

1139

Saiba quais são as atividades que você pode escolher em uma viagem pelo Pantanal, a maior planície alagável do planeta

Safáris para observação de animais selvagens, cavalgadas por planícies exuberantes, passeios de canoa para acompanhar o pôr do sol, caminhadas em florestas em busca de um contato mais próximo com a natureza. Para realizar essa experiência não é preciso ir à África, basta visitar o Pantanal.

A maior planície inundável do planeta é uma terra de extremos, com duas estações bem definidas. Para explorá-la é necessário escolher a época que melhor se adequa aos seus desejos, para não se sentir frustrado com a viagem.
A estação da seca (abril a setembro) é a melhor época para a observação de animais. As chuvas cessam, a água que inundava a planície passa a ser cada vez mais escassa e se concentra em pequenas poças onde os mamíferos se amontoam para matar a sede. As aves começam a estação de acasalamento e se encontram com uma plumagem exuberante para tentar conquistar um companheiro. As árvores perdem as folhas para economizar água e o que antes era uma paisagem verde e exuberante se torna marrom e árida.

É quando um dos eventos mais marcantes do ano se inicia: a floração das piúvas (ipês). O Pantanal então muda de cor e se torna rosa (geralmente no final de julho ou começo de agosto) por uma semana. Depois é a vez do para-tudo (árvore semelhante ao ipê) colorir a planície de amarelo por sete dias. Em meados de setembro o capim fica esturricado e um raio pode começar um incêndio a qualquer momento.

Quando a paisagem está extremamente seca, começa a estação da cheia (outubro a março) trazendo a água que renova a vida. As plantas, revigoradas, voltam a produzir folhas e tudo fica verde novamente. As aves, que se acasalaram durante a seca, se aproveitam da época de fartura para alimentar seus filhotes.

As terras mais baixas são ocupadas completamente por um espelho d’água, responsável pelo pôr do sol mais bonito do ano (excelente para fotografias de paisagem). Os mamíferos vão para lugares mais elevados, deixando os campos alagados para cegonhas, patos, jacarés e peixes que procuram por alimento entre as plantas aquáticas multicoloridas que começam a se desenvolver.

As pousadas da região oferecem pacotes de 3 a 5 dias que, geralmente, incluem guia naturalista, passeios, refeições e, em alguns casos, o transfer entre o aeroporto e a pousada. Se escolher viajar na seca lembre-se que a alta temporada é entre julho e setembro. Durante esse período muitas pessoas vão ao Pantanal e os preços podem ser mais elevados. Leve na bagagem roupas de frio, pois no inverno as temperaturas caem muito durante a noite.

Se estiver com tempo de sobra vale a pena fazer roteiros combinados: Pantanal Norte (Mato Grosso), Amazônia e Chapada dos Guimarães ou Pantanal Sul (Mato Grosso do Sul) e Bonito. Veja uma seleção de passeios para contemplar a natureza exuberante do Pantanal.

1. CAVALGADA

O passeio a cavalo é a maneira mais tradicional para se conhecer o Pantanal. Com o cavalo é possível chegar em lugares impossíveis de serem alcançados de carro ou a pé. Também é possível observar a convivência harmoniosa entre o gado e a vida selvagem nos campos naturais da planície pantaneira.

2. SAFÁRI FOTOGRÁFICO

Dentro do veículo você consegue percorrer grandes distâncias, além de chegar mais próximo de jacarés, capivaras, veados, lobinhos, araras, tucanos, tuiuiús e muitos outros.

O safari fotográfico é o melhor passeio para observação da animais no Pantanal (especialmente entre julho e setembro, durante a estação da Dentro do veículo você consegue percorrer grandes distâncias, além de chegar mais próximo de jacarés, capivaras, veados, lobinhos, araras, tucanos, tuiuiús e muitos outros bichos que farão o dia passar bem depressa. Com sorte, sucuris, tamanduás e a até uma onça-pintada podem aparecer.

3. TRILHA

Caminhadas proporcionam um contato mais íntimo com o ambiente do Pantanal. Permitem a observação de pequenos animais e da vegetação em florestas e campos abertos. Durante a temporada de seca ocorre a floração das piúvas , que torna o passeio mais colorido e divertido para guarda para sempre este lugar único onde a natureza contempla os olhos a olhar.

Assim como a fauna e flora da região são  admiráveis, há de se destacar a rica presença das comunidades tradicionais como as indígenas, quilombolas, os coletores de iscas ao longo do Rio Paraguai, comunidade Amolar e Paraguai Mirim, dentre outras. No decorrer dos anos essas comunidades influenciaram diretamente na formação cultural da população pantaneira.

 

 

 

 

 

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

SERÁ OBRIGATÓRIA A PARTIR DE 31 DE JANEIRO O PRAZO FOI DEFINIDO PELO CONT...

Pintinho estava atuando no Kairat AFC e retorna ao Brasil após 7 temporada...

A iniciativa de "Moção de Aplauso" é do vereador Léo Garcia, que també...

Marcado para acontecer no dia 22 de setembro, no Ginásio do Ibirapuera, o...

Jair Bolsonaro foi eleito o 42º presidente do Brasil neste domingo. Com 10...

Brasileiro vive ótimo momento no Ultimate e ganha chance no card do dia 28...

A microfisioterapia é uma técnica da fisioterapia manual criada pelos fra...

Um dia desses a minha mãe leu um livro com a sua história, a Semente do N...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO