19 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

ACUPUNTURA

3142

A Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, utilizada para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças há mais de 2000 anos. Tem suas origens na China e seus conceitos baseados no Taoísmo.

Na tradicional Medicina Chinesa, mestres antigos ensinavam que a doença era uma alteração das funções do corpo, um desgaste da energia vital, provocado por fatores externos como o frio, o calor, a umidade e por fatores emocionais, nutricionais ou envelhecimento. Por meio da acupuntura seria então possível a recuperação da saúde.
A técnica consiste na aplicação de finas agulhas em pontos determinados do corpo, estes pontos quando estimulados enviam uma informação para o Sistema Nervoso Central, essa ação provoca a liberação de substâncias químicas, desencadeando uma série de efeitos importantes. Para a Medicina Chinesa essa ação restabelece e equilibra o fluxo de energia nos meridianos no corpo.

A acupuntura tem sido ao longo dos anos, um recurso terapêutico eficaz no tratamento da dor, mas não é só isso, por meio dela é possível tratamento e cura de diversas doenças dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico e digestório, além de auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão e do estresse e também de algumas afecções dermatológicas.
Atualmente, graças às modernas pesquisas, cientistas conseguiram avaliar os efeitos das agulhas no organismo e com isso comprovar que a Acupuntura funciona sim!
As pesquisas se dividem em duas grandes áreas: uma mensura o impacto da técnica no alívio dos desconfortos associados as diversas doenças, outra elucida os mecanismos neurofisiológicos, por meio dos quais a inserção das agulhas em pontos específicos promoveria os benefícios.

O importante disso tudo é que a acupuntura ganha cada dia mais adeptos, atuando tanto como uma técnica complementar ao tratamento médico, nas mais diversas patologias, como também de forma preventiva, promovendo a saúde e o bem estar dos pacientes livres de qualquer doença.

QUEM PODE SE BENEFICIAR COM A ACUPUNTURA?

Bebês, crianças, adolescentes, gestantes, terceira idade, atletas, cada um dentro da sua necessidade pode se beneficiar dos seus efeitos, é um tratamento seguro, não havendo contra indicações.

QUAIS AS PATOLOGIAS MAIS ATENDIDAS NO CONSULTÓRIO?

Enxaqueca, fibromialgia, transtornos de ansiedade, insônia, tensão pré-menstrual, dores na coluna, síndrome do pânico, menopausa, bursites, tendinites, rinites alérgicas, problemas intestinais,
A OMS (Organização Mundial da Saúde), lista mais de 40 doenças em que há ótimos resultados com a utilização da Acupuntura.

A agulha de acupuntura é um dos instrumentos desenvolvidos pela Medicina Tradicional Chinesa, mas em determinados casos, podem ser associados outros métodos terapêutico como a eletroacupuntura, acupuntura a laser, ventosas, moxabustão.
A Acupuntura a Laser consiste na estimulação dos pontos de acupuntura com o aparelho de Laser de baixa intensidade, através de feixes de luz. Essa técnica é utilizada em crianças e adultos com restrições ou medo de agulhas. É completamente indolor.

Além da Acupuntura Sistêmica, temos a Acupuntura Auricular, que utiliza o pavilhão da orelha para tratar e sanar doenças, aproveitando o reflexo que esta exerce sobre o sistema nervoso central.

A avaliação do paciente é a parte mais importante da Medicina Tradicional Chinesa, ela deve ser feita de forma minuciosa e atenciosa, permitindo conhecer o paciente em todos seus aspectos físicos e emocionais. Isso é fundamental para conduzir o tratamento desde a seleção dos pontos, até o estímulo que será utilizado, de forma a obter o melhor resultado terapêutico.
Venha se beneficiar você também!!!

 

Por: 

Deise C. Salvadori
Fisioterapeuta Crefito 25136-F
Especialista em Acupuntura

 

 

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Com uma apresentação de gala, a equipe do Técnico Paulinho Gambier derru...

Confira os clicks sociais de Fco. Beltrão

Bom mesmo é estar bem consigo mesmo, sentir-se leve, firme, estar com o co...

Nesse período de frio as pessoas costumam fugir dos treinos, trocar por at...

Peso-meio-médio beltronese, especialista na trocação, demonstra habilida...

No final do último ano as cooperativas filiadas ao Sistema Cresol Baser cr...

Secar barriga, eliminar medidas e alguns quilinhos é o desejo de quem quer...

O pênis perde colágeno e elasticidade como resultado de mais células env...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO