05 de junho de 2020

MAIS VOCÊ

SARCOPENIA: A DOENÇA DA TERCEIRA IDADE

1297

Nutrólogo fala da doença que acomete idosos e sua melhor forma de prevenção

Se você tem um idoso em casa e percebeu que ele anda tendo perda de massa muscular, emagrecimento e sem força com dificuldade inclusive para subir uma escada, pode ser que ele esteja sofrendo de Sarcopenia. O termo Sarcopenia, diz respeito à perda de massa muscular levando, como consequência, à uma diminuição da sua função. De “normal”, a sarcopenia não tem nada, pois é um típico caso de senilidade, ou seja, envelhecimento precoce ou doentio.

De acordo com o nutrólogo Máximo Asinelli, do hospital de Medicina e Cirurgia do Paraná e da Asinelli Clínicas, "diversos fatores podem estar ligados a esta doença, podendo ser citados os déficits hormonais do envelhecimento, o déficit proteico alimentar, a baixa atividade física além da co-morbidade desencadeada por doenças como o Diabetes, o Hipotireoidismo, erros do metabolismo, doenças de má absorção, doenças imunológicas etc", explica.
A doença influencia diretamente na vida cotidiana do idoso, o que implica em uma menor capacidade para a realização de tarefas do dia a dia, "bem como uma menor capacidade de equilíbrio em terrenos acidentados (ruas com desníveis e buracos), causando uma tendência a quedas, o que explicaria a grande quantidade de fratura em idosos. Vale ressaltar que sarcopenia e osteoporose são alterações que costumam ocorrer conjuntamente", destaca Máximo.

A prevenção do idoso é uma proposta válida, que com certeza implica em uma melhora da qualidade de vida no decorrer do envelhecimento. "Uma alimentação correta ou uma correção alimentar a base de suplementos proteicos vitaminados, associada à atividade física com exercícios de resistência pode prevenir ou mesmo reverter quadros de sarcopenia fisiológica", exalta.
O nutrólogo conclui que é necessária a prescrição de exercícios adequados para cada indivíduo, que passa por uma análise de seu biotipo, sua dinâmica muscular, sua biomecânica articular e seu estado nutricional, afinal, prevenir a sarcopenia do envelhecimento significa melhor qualidade de vida. "Quanto maiores a quantidade e a força dos músculos, melhores são os indicadores de saúde, como qualidade de vida, funcionalidade e cognição", finaliza. A Asinelli Clínicas juntamente com o Hospital de Medicina e Cirurgia do Paraná possuem um protocolo especializado em doenças Nutricionais como a Sarcopenia onde realizam o diagnóstico e tratamento com orientação multidisciplinar.

Serviço: Clínica Asinelli

 

Nutrólogo
Telefone: (41) 3015-6001 / (41) 99972-1142
E-mail: contato@asinelliclinicas.com.br ?
Site: http://www.clinicaasinelli.com.br?
Endereço: Rua Ubaldino do Amaral nº 550 - Alto da XV Curitiba-PR.
Dias e horários de funcionamento de consultas:
Segunda a Sexta - Das 7h30 às 18h.
Plantão 24 Horas no PA do Hospital para internamentos de urgência e emergência.

 

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Com destaque para a inclusão de TV digital nas centrais multimídia*. O re...

Cuidados com cabelos e barba ficaram mais frequentes. Linha Homem da Bio Ex...

Ano novo, década nova, decoração nova! No início de cada ano várias em...

Confira os clicks sociais de Fco. Beltrão

As guerras e atentados ocorridos pelo mundo afora durante anos remetem à q...

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) poder ser caracterizado por dificuld...

Não só pode, como deve. Já de cara respondo essa pergunta, mas como muit...

Francisco Beltrão está construindo uma das maiores e mais modernas agênc...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO