04 de maio de 2024

MAIS VOCÊ

EQUOTERAPIA: BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA

1419

Aequoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

OS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA:   

Mobilização pélvica, coluna lombar e articulações do quadril.   

Melhora do equilíbrio e da postura.   

Desenvolve coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão. Estimula a sensibilidade tátil, visual, auditiva, olfativa, melhorando a integração sensorial – motora.

 


ÁREAS DE APLICAÇÃO DA EQUOTERAPIA:   

Saúde – reabilitação física e ou mental.   

Educação – Necessidades Educacionais.   

Social – distúrbios comportamentais.

 

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. Sessão de Equoterapia Fase de Aproximação Contato do praticante com o cavalo.T em de ser progressiva e paciente. Fase de Descoberta Vencer o medo do Cavalo. Exploração do Cavalo – cabeça, focinho, boca, orelhas, cauda, patas, etc…Exploração da Sensibilidade do praticante (pelagem, cheiro, etc…).Inicio do vínculo do praticante. Fase Educativa Praticante executa as atividades especificas para cada caso. Praticante recebe todas informações sensitivas e psicomotoras Fase de Ruptura Separação do seu amigo cavalo. Se necessário acompanhar ate a baia, retirar arreamento alimentá-lo, acariciá-lo.Depois de todo processo quando se feito a montaria se existe o efeito do movimento tridimensional do dorso do cavalo, somado aos multidirecionais determinam uma ação, produzida pelo movimento do cavalo e o ritmo de seu passo, que tornam o cavalo um instrumento cinesioterapêutico. Cada passo completo do cavalo apresenta padrões semelhantes aos do caminhar humano.

 

RESULTADO:

Facilitando o controle de tronco, movimentos da pelve para frente e para trás, com transições entre impulsos fortes e fracos, alongando e encurtando o passo do cavalo andar-parar-andar. Movimento no plano frontal auxiliam flexões laterais do praticante, alongando e encurtando a musculatura, do tronco e deslocamento de peso. Cavalo em curva – movimentos de rotação da pelve aumentada. Cavalo em círculo – praticante inclina-se para o lado externo da curva (impulso força centrifuga),desloca o peso p/ fora da linha média, que o faz alongar o tronco


desse lado e contraí-lo do outro. Curvas suaves combinados com mudanças de direção, alterando peso do praticante através da linha media provoca flexões laterais de um lado para outro. Condução do Cavalo com passos largos, ora curtos, alterações de velocidade – praticante controla o tronco e equilíbrio na direção anterior e posterior.

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Em assembleia extraordinária realizada no último dia 10 de maio, no Parqu...

Psicólogo fala sobre atitudes cotidianas que podem fazer toda a diferença

No primeiro semestre deste ano, que marca os 23 anos do Sistema, a Cresol i...

A Cresol trouxe para Francisco Beltrão no último sábado, o ex-jogador de...

Em 1º de maio de 1994, Brasil perdeu não apenas um herói do esporte, mas...

A Síndrome de Solomon foi desenvolvida pelo psicólogo americano Solomon A...

Conheça a Colunista Priscila Ghedin

A Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, utilizada para dia...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO