26 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

1406

Muito se fala sobre a inclusão nas escolas de crianças/adolescentes com algum tipo de deficiência física, há alguns anos se pensava que a melhor forma de trabalhar era separando está criança das demais ou até mesmo dispensando-a das aulas de educação física. Mas, nos dias atuais sabemos que isso não contribui em nada para o desenvolvimento social e

Não podemos pensar a educação física somente como um esporte, mas sim como uma cultura corporal, ai a necessidade da inclusão. “desenvolver a motricidade não é apenas apresentar maior rendimento em determinadas habilidades (...); bem mais que isso, significa adquirir melhores recursos para se relacionar com o mundo dos objetos e das pessoas” (FREIRE, 1989)
Ao trazermos este jovem para participar ativamente das aulas, estamos dizendo a ele, que não existe nada que o impeça de interagir com seus colegas, até mesmo porque em um ambiente escolar, não é somente limitações físicas que podem fazer uma criança se sentir diferente; limitações intelectuais também. As dificuldades de socialização estão presentes em vários estudantes, mas cabe a nós educadores, buscarmos ferramentas para unir essas diferenças, sem perder o olhar individual que cada um merece, e tornar possível e prazeroso participar de todas as atividades propostas pela escola.
O aspecto social importa muito ao processo de inclusão, e o espaço da aula de Educação Física é uma boa oportunidade para trabalhar as relações interpessoais. À medida que as relações entre as crianças se estabelecem, seu comportamento social se manifesta mais claramente, nas aulas isso ocorre de maneira privilegiada, porque jogos, brincadeiras e esportes são atividades que requerem organização, estabelecimento de regras, definição de papéis, cooperação, socialização, competição e autonomia. Atividades em grupo demandam colaboração de todos. E na maioria das vezes, todos se esforçam para conseguir realizar tarefas e se empenham em cumprir as regras.


Esses fatores exigem das crianças a capacidade de se relacionar e estabelecer trocas, além de despertarem noções de respeito e consideração pelo outro. É importante que os objetivos não se direcionem somente para as conquistas de melhoras motoras, mas para a busca de um envolvimento social amplo, oportunizando a participação de todas as crianças, independentemente do seu nível de desenvolvimento em qualquer aspecto.


Propiciar experimentação e vivência, propor tarefas, aumentar gradualmente o nível de dificuldade do que foi proposto e criar desequilíbrios para provocar uma nova aprendizagem, considerando a realização anterior, são meios de permitir à criança desenvolver-se de acordo com o seu ritmo.
Falando um pouco mais no âmbito esportivo, podemos citar o que aconteceu nas Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio 2016, onde o Brasil foi melhor nas Paralimpíadas ficando em 8º lugar com várias medalhas e ficando em 13º lugar nas olimpíadas, demonstrando assim o nível técnico bastante elevado de nossos atletas Paralimpicos, onde a superação faz parte da rotina de vida.

Então se você tem um aluno, filho ou qualquer outra criança, adolescente ou

adulto com algum tipo de deficiência, não deixe de incentivar a pratica de exercícios físicos, está pessoa é tão capaz quanto qualquer outra basta incentivar suas habilidades, tornando assim um cidadão atuante em qualquer âmbito de sua vida.

Fonte: Educação Física Inclusiva numa perspectiva de múltiplas inteligências.
Manuela Bailão, Ricardo Jacó de Oliveira e Paulo Roberto Corbucci.

André Molina
CREF 010593-G/PR
facebook.com/andre.molina.33
instagram.com/molina_personal

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Desde muito cedo é ensinado pouco sobre a vida e como ela deve ser seguida...

Qual hábito você vem fazendo em sua vida? Acorda já tendo todas as refei...

Todo mundo fala sobre detox, suco verde, suco rosa, chá de hibisco, sopa d...

Sabia que existem aplicativos que podem te ajudar a fazer diversas receitas...

A Cresol trouxe para Francisco Beltrão no último sábado, o ex-jogador de...

Segundo uma matéria no jornal R7, foi mostrada a pesquisa feita pela consu...

Segundo psicólogo, ataques homofóbicos podem ter relação com opção se...

A prática de exercícios de Pilates na menopausa pode amenizar seus descon...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO