25 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA VENEZUELA?

1529

O Brasil de fato está em Caracas, onde acompanha os fatos recentes da política e do cotidiano no país

A venezuela vive uma complexa crise política e econômica, que se arrasta por mais de quatro anos. No centro do turbilhão está o governo de Nicolás Maduro, eleito pela primeira vez em abril de 2013; reeleito em 2018 por meio das eleições presidenciais ocorridas em 20 de maio. Na mesma data foram realizadas também eleições dos conselhos legislativos estaduais e municipais venezuelanos.

Em 10 de janeiro de 2019, Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), toma posse para um novo mandato, e tem como desafio maior pacificar o país, convulsionado pelos protestos oposicionistas e por uma brutal guerra econômica, que gera desabastecimento de alimentos e produtos básicos.

Herdeiro político do ex-presidente Hugo Chávez, Maduro chegou ao poder em meio à comoção pela morte do líder que, além de impulsionar a chamada Revolução Bolivariana, colocou o país petroleiro no mapa geopolítico mundial. A ausência de Chávez, no entanto, fortaleceu a oposição, que não deu trégua ao governo Maduro, primeiro não reconhecendo sua vitória, passando por tentativas de tirá-lo do poder por meio de referendo ou promovendo protestos constantes, que se configuram como tentativas de golpes.


O Brasil de Fato está acompanhando o cotidiano da Venezuela de perto e publica aqui as reportagens produzidas por nossa correspondente no país, Fania Rodrigues

VENEZUELA: MAIS DOIS MILHÕES PODEM FUGIR DA CRISE EM 2019

ONU prevê que essa alta deverá elevar o total de refugiados venezuelanos a 5,3 milhões enquanto o colapso do país prossegue

Estimados dois milhões de venezuelanos podem cerrar as fileiras de imigrantes e refugiados no ano que vem, elevando o total a 5,3 milhões enquanto o colapso do país prossegue, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira. Cerca de 5 mil venezuelanos fogem de sua terra natal diariamente, menos do que o pico de 13 mil de agosto, disse Eduardo Stein, representante especial conjunto do alto comissariado da Acnur (Nações Unidas para os Refugiados) e da OIM (Organização Internacional para as Migrações).
Stein descreveu a cifra de dois milhões como uma estimativa de custo para imigrantes e refugiados rumando para países vizinhos nos próximos 14 meses que precisarão de ajuda.

"A região tinha que responder a uma emergência que em algumas áreas preocupantes foi quase semelhante a um grande terremoto. De fato estamos enfrentando um terremoto humanitário", disse ele em um boletim à imprensa.

Na semana passada a ONU apelou por 738 milhões de dólares em 2019 para ajudar os vizinhos da Venezuela a lidarem com o influxo de milhões de imigrantes e refugiados que "não têm perspectiva de voltar no curto para médio prazo".
Cerca de 3,3 milhões de venezuelanos já fugiram da crise política e econômica em casa, a maioria a partir de 2015, disse o Acnur. Aproximadamente 365 mil deles pediram asilo, disse o representante dos refugiados da ONU, Filippo Grandi.

"As razões de estas pessoas partirem vai da pura fome à violência e à falta de segurança... nós do Acnur acreditamos que muitas têm razões válidas para buscarem proteção internacional", afirmou.
Um grupo bipartidário de senadores norte-americanos propôs conceder um status de proteção temporária a imigrantes venezuelanos nos Estados Unidos.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, atribui os problemas econômicos de sua nação a sanções financeiras dos EUA e a uma "guerra econômica" liderada por adversários políticos.

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

O pênis perde colágeno e elasticidade como resultado de mais células env...

Peso-meio-médio beltronese, especialista na trocação, demonstra habilida...

Conheça a Colunista Priscila Ghedin

No último dia 12 de fevereiro a Cresol Tradição foi premiada por atingir...

Todos nós já nos perguntamos o que podemos fazer pra sermos mais bem humo...

Abril em Milão é sinônimo da maior e mais importante feira que a cidade...

Dentre os assuntos mais falados na hierarquia de importância para os prati...

10 Lições que aprendi com meu Pai

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO