23 de novembro de 2024

MAIS VOCÊ

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA VENEZUELA?

1715

O Brasil de fato está em Caracas, onde acompanha os fatos recentes da política e do cotidiano no país

A venezuela vive uma complexa crise política e econômica, que se arrasta por mais de quatro anos. No centro do turbilhão está o governo de Nicolás Maduro, eleito pela primeira vez em abril de 2013; reeleito em 2018 por meio das eleições presidenciais ocorridas em 20 de maio. Na mesma data foram realizadas também eleições dos conselhos legislativos estaduais e municipais venezuelanos.

Em 10 de janeiro de 2019, Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), toma posse para um novo mandato, e tem como desafio maior pacificar o país, convulsionado pelos protestos oposicionistas e por uma brutal guerra econômica, que gera desabastecimento de alimentos e produtos básicos.

Herdeiro político do ex-presidente Hugo Chávez, Maduro chegou ao poder em meio à comoção pela morte do líder que, além de impulsionar a chamada Revolução Bolivariana, colocou o país petroleiro no mapa geopolítico mundial. A ausência de Chávez, no entanto, fortaleceu a oposição, que não deu trégua ao governo Maduro, primeiro não reconhecendo sua vitória, passando por tentativas de tirá-lo do poder por meio de referendo ou promovendo protestos constantes, que se configuram como tentativas de golpes.


O Brasil de Fato está acompanhando o cotidiano da Venezuela de perto e publica aqui as reportagens produzidas por nossa correspondente no país, Fania Rodrigues

VENEZUELA: MAIS DOIS MILHÕES PODEM FUGIR DA CRISE EM 2019

ONU prevê que essa alta deverá elevar o total de refugiados venezuelanos a 5,3 milhões enquanto o colapso do país prossegue

Estimados dois milhões de venezuelanos podem cerrar as fileiras de imigrantes e refugiados no ano que vem, elevando o total a 5,3 milhões enquanto o colapso do país prossegue, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira. Cerca de 5 mil venezuelanos fogem de sua terra natal diariamente, menos do que o pico de 13 mil de agosto, disse Eduardo Stein, representante especial conjunto do alto comissariado da Acnur (Nações Unidas para os Refugiados) e da OIM (Organização Internacional para as Migrações).
Stein descreveu a cifra de dois milhões como uma estimativa de custo para imigrantes e refugiados rumando para países vizinhos nos próximos 14 meses que precisarão de ajuda.

"A região tinha que responder a uma emergência que em algumas áreas preocupantes foi quase semelhante a um grande terremoto. De fato estamos enfrentando um terremoto humanitário", disse ele em um boletim à imprensa.

Na semana passada a ONU apelou por 738 milhões de dólares em 2019 para ajudar os vizinhos da Venezuela a lidarem com o influxo de milhões de imigrantes e refugiados que "não têm perspectiva de voltar no curto para médio prazo".
Cerca de 3,3 milhões de venezuelanos já fugiram da crise política e econômica em casa, a maioria a partir de 2015, disse o Acnur. Aproximadamente 365 mil deles pediram asilo, disse o representante dos refugiados da ONU, Filippo Grandi.

"As razões de estas pessoas partirem vai da pura fome à violência e à falta de segurança... nós do Acnur acreditamos que muitas têm razões válidas para buscarem proteção internacional", afirmou.
Um grupo bipartidário de senadores norte-americanos propôs conceder um status de proteção temporária a imigrantes venezuelanos nos Estados Unidos.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, atribui os problemas econômicos de sua nação a sanções financeiras dos EUA e a uma "guerra econômica" liderada por adversários políticos.

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

No final do último ano as cooperativas filiadas ao Sistema Cresol Baser cr...

Segundo uma matéria no jornal R7, foi mostrada a pesquisa feita pela consu...

A consultora de imagem e estilo, Moara Gomes Neves explica tudo sobre o ass...

Estamos vivendo um cenário um tanto atípico, primeiro uma pandemia, na se...

A Cresol lançou recentemente seu novo conceito em uma campanha de marketin...

Cruzeiro saindo com grupo de Francisco Beltrão, com data marcada 09 - 02 -...

Araiva é doença causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae...

Neste artigo, vamos bater um papo sobre algo que todo empresário deseja: g...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO