26 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

ENTENDA MAIS SOBRE GASTRONOMIA FUNCIONAL X FIT

3598

UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR A COZINHA É UMA ESTRATÉGIA NO RESGATE DE UMA VIDA SAUDÁVEL

GASTRONOMIA FUNCIONAL caracteriza pela união dos conceitos da: GASTRONOMIA + NUTRIÇÃO = finalidade é nutrir com sabor, mais acima de tudo com saúde. Foco está no benefício que o alimento proporciona para quem consome e não somente na criação do prato.

“A conscientização das pessoas, em seguir uma alimentação saudável, vem aumentando a procura de alimentos dessas classe, mas a negligencia de informações vem confundindo nossos pacientes”. Afirma Nutricionista Karla Kiescoski Casagrande.

PILARES DA GASTRONOMIA FUNCIONAL:

# Uso de alimentos orgânicos e funcionais: > concentração de compostos bioativos.
# Aplicação de técnica dietética e associação de alimentos para preservar ou potencializar a biodisponibilidade dos nutrientes e a extração de fitoquímicos;
# Aplicação da técnica dietética para evitar ou minimizar a formação de compostos tóxicos;
# Trabalhar as hipersensibilidades alimentares (leite, glúten, ovos, soja, etc...) através de releituras de receitas com melhor impacto na textura, cor e sabor desta preparação, minimizando gatilhos, modulando a inflamação e principalmente, promovendo a inclusão social.

O QUE PRECISO PRESTAR ATENÇÃO?

As pessoas andam equivocadas em achar, que diet, light ou fit é um alimento funcional ou que é saudável. Você precisa ter em mente que Nutrição funcional assim como a gastronomia funcional vem pra agregar e não para restringir, então não confunda funcional com sem glúten ou sem lactose. Mas claro que a preparação da gastronomia funcional, levam cuidados com a composição de uma preparação.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A GASTRONOMIA FUNCIONAL E FIT?

O principal ponto da gastronomia funcional é agregar alimentos com propriedades que tragam algum beneficio além do valor calórico, deixando sua refeição mais nutritiva.

Já na culinária Fit, o foco é um pouco mais estético, dessa forma priorizam preparações com menos açúcar, menos calorias, mais proteína, mas nem sempre é possível ser saudável, pois essa linha às vezes leva adoçantes ou até mesmo compostos químicos que vão contra a nossa estratégia de saúde.

Para você entender um pouco melhor, imagine um bolo sem glúten, onde os ingredientes são farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce, amido de milho e adoçado com “açúcar do bem” o demerara. Muita gente considera esse bolo FUNCIONAL, mas na verdade tem uma carga glicêmica altíssima, com muitas calorias vazias, pobre em nutrientes e ainda na maioria das vezes leva fermentos industriais, ricos em ALUMINIO, com poucas fibras esse bolo é calórico e não pode nem mesmo ser considerado fit, só por não conter glúten.

Precisamos pensar melhor nessas modinhas...

FOQUE NA QUALIDADE

Não conte calorias e sim a quantidade de elementos tóxicos que se expõe ao longo do dia e tente diminuir. Você vai observar nas embalagens tudo o que se corpo não reconhece como alimento e sim composto químico.
FUJA: pesticidas, herbicidas, aditivos químicos, conservantes, BPA, parabenos (cosméticos), medicamentos, poluição, álcool, cigarro e estresse.
NO TRABALHO ADOTE UMA CANECA (CERÂMICA, INOX ou vidro) E EVITE AQUECER OU ARMAZENAR ALIMENTOS COM GORDURA EM POTES PLÁSTICOS, OU ATÉ MESMO TOMAR AQUELE CAZINHO NOS COPINHOS PLASTICOS.

DESEMBALE MENOS E DESCASQUE MAIS

Prefira comida de verdade aos produtos alimentíceos. Na dúvida, lembre-se como encontraria derteminado alimento na natureza e fuja de longas datas de validade e rótulos com nome que você não sabe o que significa. Comida de verdade tem nome simples e poucos ingredientes.
Funcional é isso evitar de intoxica seu corpo com o que pode desregular o seu funcionamento adequado do organismo.

 

Por: GEIZE FELIPETTO

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Para muitos casais nesta época de comemorações é vista como traumas, ba...

Dentre os assuntos mais falados na hierarquia de importância para os prati...

Em um mundo cada vez mais competitivo, onde os consumidores buscam mais do...

"Há um usuário novo, uma notícia nova, um novo recurso. Alguém fez algo...

Confira os clicks sociais de Fco. Beltrão

Percorremos um grande caminho na vida, acreditando desde muito jovens que t...

A Cresol trouxe para Francisco Beltrão no último sábado, o ex-jogador de...

A Cresol lançou recentemente seu novo conceito em uma campanha de marketin...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO