27 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

A OBESIDADE

1666

TEM SER TORNADO CADA VEZ MAIS UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA EM TODO MUNDO

Com a modernização e a industrialização acabam sendo um dos fatores que tem propiciado este aumento.

Com a correria do dia a dia, é cada vez mais comum o consumo de alimentos industrializados e/ou mesmo os fast foods como forma de “adiantar” o tempo entre uma reunião e outra. Porém, esquecem-se que tais alimentos vêm acompanhados de uma alta densidade calórica, sem falar nas grandes quantidades de açúcar, sal, aditivos químicos, corantes, conservantes, gorduras trans e nas baixas concentrações de fibras e micronutrientes.

Estudos demonstram que 65% das decisões de compras de alimentos são realizadas dentro do supermercado e que 50% não são planejadas.
Soma-se a isso o alto grau de sedentarismo, estresse e a alta exposição a diversos compostos tóxicos (poluição, pesticidas, esterilizantes, fármacos e indiretamente, a ingestão de água e alimento contaminados), tão comuns na vida das cidades urbanas.

Todos estes fatores contribuem para um desequilíbrio geral no organismo, deste a microbiota intestinal até o próprio DNA, sem falar no próprio eco sistema.
Do ponto de vista nutricional, alimentos ricos em gordura trans, açúcar, sal e aditivos químicos são considerados acidificantes, ou seja, levam o organismo a uma série de patologias como Diabetes, Obesidade, Hipertensão, Câncer, além da perda de massa muscular, pedras nos rins, retenção de líquido e até mesmo diminuição da capacidade mental.

E como isso ocorre? Uma dieta ácida leva o corpo a tentar compensar esse pH usando minerais alcalinos (lembrando que o pH normal do sangue humano é em torno de 7,35 – 7,45). Se a alimentação não contém quantidades suficientes para essa compensação, ocorre um acúmulo de ácido nas células e, com isso, a diminuição da capacidade do corpo de absorver nutrientes, de gerar energia, de reparar células danificadas e de eliminar metais pesados.
É importante lembrar que o termo ácido pode não estar relacionado com o seu sabor, mas sim o quanto do pH abala o pH do organismo. Por exemplo: o limão é originalmente ácido, porém, o ácido cítrico ao entrar no organismo é transformado em substâncias que neutralizam (ou amenizam) estados indesejados de acidez, sem contar que estas substâncias melhoram a saúde cardíaca, o sistema imunológico, retarda o envelhecimento precoce (ação antioxidante), além da proteção contra câncer e demais patologias. Em virtude destes benefícios, pode-se dizer que o limão é alcalinizante (apesar do sabor ácido).

Segundo a nutricionista funcional Juliana Pizzocolo, para a digestão de proteínas, a acidez do estômago é de grande importância, porém, no geral, o meio alcalino gera mais saúde. Em resumo: quanto mais alcalino (menos ácido) é o estado do organismo, melhor.

Pode-se dizer que alimentos de origem animal (com exceção ao leite materno) são mais ácidos do que os de origem vegetal (alimentos alcalinizantes).

EXEMPLOS DE ALIMENTOS ACIDIFICANTES:

Adoçantes artificiais
Carnes em geral (principalmente de boi e porco)
Refrigerantes em geral
Medicamentos
Chocolate (abaixo de 60% de cacau)
Farinha de trigo
Cerveja e outras bebidas alcoólicas
Açúcar branco
Sal de cozinha refinado e
Leite e derivados
Arroz branco
Feijão
Centeio
Café
Amendoim
Milho
Aveia
Ameixa seca
Feijões (vários tipos)
Cramberry
Blueberry
Noz pecã
Suco de fruta adoçado

EXEMPLOS DE ALIMENTOS ALCALINIZANTES:

Limão e demais cítricos
Salsinha
Couve
Espinafre
Cebola
Alho
Aspargos
Azeite de oliva extra virgem
Manga
Melancia
Melão
Quiabo
Abóbora
Beterraba
Salsão
Tâmara
Batata – doce
Figo
Fava de feijão verde
Mamão
Abobrinha
O ideal é o consumo de 60% de alimentos alcalinos e 40% de alimentos ácidos.

Não existe a necessidade de deixar de ingerir os alimentos acidificantes, basta fazer com que o pH sanguíneo seja predominantemente alcalino para que possa ser benéfico a todo o organis

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Peso-meio-médio beltronese, especialista na trocação, demonstra habilida...

Em um mundo cada vez mais competitivo, onde os consumidores buscam mais do...

Segundo psicólogo, ataques homofóbicos podem ter relação com opção se...

Gosta de carnes? Então veja esta novidade da Casa Madre, serviu um menu de...

O que atletas de alto desempenho, pessoas bem-sucedidas, empresas inovadora...

Conhecido como mês das mulheres, por ter uma data especial dedicada a elas...

Pesquisa para analisar eficácia de dois tipos de droga em humanos deve ser...

o Motel é o lugar mais prático para sair da rotina e renovar a sua relaç...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO