29 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO: A DOENÇA QUE ATINGE MAIS DE 11% DAS MULHERES

1961

A Dra. Amália Lucy orienta sobre cuidados com a saúde feminina

Conhecido como mês das mulheres, por ter uma data especial dedicada a elas, março traz à tona diversas discussões, o que também engloba a saúde física e mental desse sexo que de frágil só tem o estirpe. Dentre os problemas de saúde temos a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), que é a endocrinopatia mais comum de mulheres em idade reprodutiva. Segundo a National Institute of Health (NIH) atinge mais de 11% da população feminina e proximamente 7% delas em idade fértil, podendo levar essas mulheres a infertilidade anovulatória.

Descrita em 1935, ainda há muito a aprender, mas já se sabe que a SOP é uma doença multifatorial, que causa alterações nos níveis hormonais de androgênios e insulina e normalmente é caracterizada pela alta produção de testosterona, menstruação irregular e pequenos cistos nos ovários. A SOP pode ser de origem genética ou adquirida, mediada por comorbidades como a obesidade e diabetes tipo 2. Segundo estudos, também se pode fazer a ligação da doença com a resistência corporal à insulina, desequilibrando as vias relacionadas ao metabolismo, fome, saciedade.

Segundo a endocrinologista, Dra. Amália Lucy, "A Síndrome do Ovário Policísticos muitas das vezes não é percebida e, quando notada, é frequente a negligência para o início do tratamento. O surgimento de pelos no rosto, acne excessiva, atrasos frequentes na menstruação e obesidade, podem estar atrelados à SOP ", explica.

A disfunção hormonal pode acarretar outros problemas físicos que são os maiores incômodos das mulheres, como por exemplo a produção excessiva de testosterona, que faz crescer pelos em regiões indesejadas e pode levar a infertilidade, que afeta cerca de 40% das mulheres com SOP. Outros dados revelam que cerca de 90 a 95% das mulheres anovulatórias que procuram clínicas de infertilidade possuem a doença.

A obesidade e a constante dificuldade no emagrecimento, atrasos frequentes na menstruação e acne devem chamar atenção para o diagnóstico. Além da temida infertilidade, existem casos graves da doença em que a paciente desenvolve doenças cardiovasculares, câncer do endométrio, diabetes, apneia do sono e esteatose hepática (gordura e inflamação no fígado).

A Dra. Amália Lucy ressalta que se você tem alguns desses sintomas citados acima, procure o seu médico e realize a investigação. “Assim como a maior parte dos problemas de saúde, há um tratamento a ser feito. Entretanto, é preciso um diagnóstico preciso, pois outras doenças podem provocar sintomas semelhantes, como a síndrome de cushing e a hiperplasia adrenal congênita", diz.

Amália Lucy Soares Querino
Clínica Geral e Endocrinologista
Professora da Faculdade de Ciências Médicas IPEMED
Leblon: Av. Ataulfo de Paiva, 135 Sl 1411. 21.25122041/997005986
Barra: Américas Medical City, Av. Jorge Curi, 550, Sala 255. 21.2284-0649
LinkedIn: Amália Lucy Querino

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

A Casa Madre tem um cuidado todo especial em preparar um alimento nutritivo...

Aimportância em qualquer projeto de interiores. Os lustres entram como ite...

No final do último ano as cooperativas filiadas ao Sistema Cresol Baser cr...

No Clássico das Penas, melhor para o Marreco. Na noite desta quinta-feira,...

Com a nova realidade que estamos vivendo, as pessoas que ainda não tinham...

Na era da informação, as empresas enfrentam uma dualidade intrigante: a d...

Essa técnica é diferente da forma aplicada em mulheres. Ela leva em consi...

Ano novo, década nova, decoração nova! No início de cada ano várias em...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO