Consequências graves para a coluna cervical pelo uso inapropriado de celulares
Ouso inadequado e excessivo de celulares faz com que os indivíduos adotem posturas incorretas, com inclinação da cabeça para baixo e coluna cervical para a frente ainda sem apoiar os braços, aumentando a sobrecarga estática cervical, o que pode explicar a ocorrência de dores na região de ombros, braços e principalmente na coluna cervical podendo evoluir para uma cervicalgia.
Cervicalgia: Dor que se situa na parte posterior da coluna cervical (pescoço), podendo irradiar se para a cabeça ou membros superiores (ombros e braços).
A coluna cervical é responsável pela sustentação da cabeça e possui uma grande mobilidade, permitindo os movimentos de flexão, extensão, rotação e inclinação da cabeça, essas dores ou alterações na coluna cervical podem ser originadas por vários motivos como: estresse, má postura, sedentarismo, lesão por esforço repetitivo, exercícios incorretos, sendo muitas vezes confundida com popular torcicolo. A diferença é o tempo de duração da dor. Pode ser aguda quando a dor é passageira por alguns dias ou crônica quando persiste por mais de meses.
SINTOMAS MAIS FREQUENTES:
Dor na coluna cervical (pescoço)
Cefaleia (dor na cabeça)
Dor nos Ombros
Rigidez muscular (em geral resultante de um espasmo muscular e ombro dolorido)
Formigamento ou dormência em membros superiores (em casos mais graves)
Tensão muscular e Fadiga
Por que olhar para baixo por longos períodos pode trazer consequências graves para a coluna cervical?
Temos aqui uma imagem onde podemos verificar a importância da postura durante o uso do celular.
Normalmente quando a cabeça é projetada em flexão o tronco acompanha o movimento, e nesta postura já não somos mais capazes de vencer a gravidade e “largamos” o nosso corpo. Nesta posição realizamos ainda a rotação interna dos ombros que é aumentada por estarmos segurando um celular sem cuidado e percepção corporal.
A prevenção é uma das melhores maneiras para alertar sobre o uso inapropriado do celular, pois é necessário diminuir a sobrecarga na coluna cervical para mantermos uma boa postura através do posicionamento correto do aparelho, mais próximos da altura dos olhos, utilizando as duas mãos e os dois polegares para criar uma posição mais simétrica e confortável para a coluna; ou diminuir o uso dele.
Ao longo do dia é recomendado, descansar com frequências e realizar exercício físico para relaxar, alongar e fortalecer os músculos da coluna cervical e membros superiores.
O Tratamento é adaptado de acordo com a causa e tipo de lesão de cada paciente, sendo que no primeiro momento busca maior é a diminuição da dor, com sessões de reabilitação da lesão na coluna cervical e membros superiores com acompanhamento de um fisioterapeuta.
Por:
DALVANA PIETSZKOSKI
Fisioterapeuta • Crefito 234664-F
Pós Graduada em Fisioterapia Traumato Ortopédica e Desportiva
Formação em Pilates
DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO