26 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

DIA DOS PAIS

1969

Na obra "Ética a Nicômaco", Aristóteles ensina ao filho que a FELICIDADE é o BEM para o homem, e só é alcançada por quem leva uma vida virtuosa. Essa virtude tem a ver com praticar a prudência, e ser prudente significa agir com excelência e ser justo, a cada pequeno ato. A virtude moral, é a coragem e resistência diante dos vícios de conduta.

A felicidade é uma boa atividade, e não um divertimento. Ser feliz pode se tornar um hábito. A felicidade é, em um sentido mais elevado, a vida contemplativa. Quando contemplamos, estamos captando uma verdade que já foi alcançada pela mente, ou seja, optando pela atitude ética sempre que convidados a escolher.

Nesse mês dos pais, gostaria de homenagear aquele que representa segurança e sabedoria em nossa família - Meu pai. A partir de seus hábitos, ele nos ensinou algumas lições preciosas, as quais gostaria de dividir com meus queridos leitores:

1 - PERSISTIR e DESISTIR. Certa vez, eu pretendia finalizar um trabalho da escola, mas me estendi pela madrugada porque estava insatisfeita com o resultado. Meu pai, abriu a porta do quarto e disse: “Desista Priscila!”. Foi uma ordem marcante, vinda de um homem que persistiu em todos os seus sonhos, tudo o que fez foi bem feito, com dedicação e esforço. Mas realmente, para certas tentativas e pessoas, precisamos também saber desistir.

2 - COMA ALIMENTOS DA TERRA. Sua alimentação tradicional dá preferência a temperos naturais e alimentos orgânicos. Feijão, arroz, batata, mandioca, batata doce, pinhão, amendoim e muitas frutas compõe a sua dieta. Em sua horta e pomar, ele planta, cultiva, colhe e serve delícias para a família, fazendo questão de reunir todos à mesa.

3 - DEUS AJUDA A QUEM CEDO MADRUGA. Ele inicia o dia com disposição, e cumpre o ritual do banho, barba, roupa limpa e café da manhã diariamente. Sua rotina é a mesma há muitos anos e ele nunca se mostrou indisposto para seguir em frente.

4 – SEJA UM BOM EXEMPLO. Como avô, é uma presença que certamente mudará a vida dos netos, influenciados positivamente pelo seu comportamento admirável.

5 – SEJA COMPANHEIRO. Seu relacionamento com a esposa é uma inspiração. Presenciamos diariamente lindas cenas de carinho e companheirismo entre os dois.

6 – VALORIZE SUAS ORIGENS. Constantemente memórias bonitas de sua infância e juventude emergem, e em meio a um iluminado sorriso, costumamos ouvir histórias sobre o sabor da culinária italiana, as lembranças na marcenaria, expressões na língua italiana, a disciplina no exército, a universidade de Engenharia, e sobre o amor e a gratidão pelos pais.

7 – O TRABALHO DIGNIFICA. Trabalhe com responsabilidade, seja humilde e honesto.

8 – TENHA FÉ. A confiança em Deus nos faz suportar alguns golpes, neutralizar o impacto e reagir com sabedoria.

9 – SEJA PROVEDOR. Oferecendo os frutos de seu trabalho para o bem-estar da família.

10 – FALE MENOS E OUÇA MAIS. Um engenheiro costuma ver o mundo a partir do raciocínio lógico, avaliando as situações em números e medidas. É um bom observador e é rápido para solucionar desafios. Quando expressa sentimentos e contribui com sua opinião, é sempre preciso em suas colocações.

Sou grata a Deus por ter um pai dotado de muitas qualidades.

O cantor e compositor Caetano Veloso define Aristóteles como aquele “cuja cabeça sustenta ainda hoje o Ocidente”. Veja que herança valiosa o sábio pensador deixou para o seu filho – Uma obra sobre ética. A humanidade também recebeu uma herança literária riquíssima, um importante documento doutrinário escrito por 40 autores - A Bíblia, entendida como uma ponte de comunicação com Deus, que apresenta grandes ensinamentos, se interpretada com boa-fé. Esse mestre, a quem também chamamos de Pai, pode orientar aqueles que aceitam obedecer e aprender.

Feliz Dia dos Pais!

“Que o homem carregue nos ombros a graça de um pai”. Padre Zezinho.

 

José, a mais respeitada e reverenciada figura de pai da história.

 

São José ensina seu ofício ao filho.

 

Vô Valnei mostra seu trabalho ao neto.

 

Valnei Ghedin e as filhas Liz, Patrícia, Priscila e Aldrey. Fotografia: Eduardo Raiciki.

 

Mensagem de Dia da Mulher às quatro filhas e à esposa.

 

Theo e Valnei – Amigo e Companheiro.

Acompanhe, Curta, Assine e Anuncie na Revista Futura.

Até a próxima edição!

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Conheça a Colunista Priscila Ghedin

Secar barriga, eliminar medidas e alguns quilinhos é o desejo de quem quer...

Como anda sua relação com você mesma? Você vê qualidades em si ou pens...

Em 1º de maio de 1994, Brasil perdeu não apenas um herói do esporte, mas...

CVV é um dos mobilizadores de ações por todo o país Setembro é o mês...

Lançado no dia 21 de Julho de 2021 o disco "Clima" com 8 faixas dos estilo...

O técnico será Ivair Cenci, conhecido como “Rei do acesso”. Com o nov...

O verão, ao meu olhar é a melhor de todas as estações. Pelo menos para...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO