23 de outubro de 2020

MAIS VOCÊ

EQUOTERAPIA: BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA

219

Aequoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

OS BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA:   

Mobilização pélvica, coluna lombar e articulações do quadril.   

Melhora do equilíbrio e da postura.   

Desenvolve coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão. Estimula a sensibilidade tátil, visual, auditiva, olfativa, melhorando a integração sensorial – motora.

 


ÁREAS DE APLICAÇÃO DA EQUOTERAPIA:   

Saúde – reabilitação física e ou mental.   

Educação – Necessidades Educacionais.   

Social – distúrbios comportamentais.

 

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. Sessão de Equoterapia Fase de Aproximação Contato do praticante com o cavalo.T em de ser progressiva e paciente. Fase de Descoberta Vencer o medo do Cavalo. Exploração do Cavalo – cabeça, focinho, boca, orelhas, cauda, patas, etc…Exploração da Sensibilidade do praticante (pelagem, cheiro, etc…).Inicio do vínculo do praticante. Fase Educativa Praticante executa as atividades especificas para cada caso. Praticante recebe todas informações sensitivas e psicomotoras Fase de Ruptura Separação do seu amigo cavalo. Se necessário acompanhar ate a baia, retirar arreamento alimentá-lo, acariciá-lo.Depois de todo processo quando se feito a montaria se existe o efeito do movimento tridimensional do dorso do cavalo, somado aos multidirecionais determinam uma ação, produzida pelo movimento do cavalo e o ritmo de seu passo, que tornam o cavalo um instrumento cinesioterapêutico. Cada passo completo do cavalo apresenta padrões semelhantes aos do caminhar humano.