25 de setembro de 2020

MAIS VOCÊ

BOTOX: ESTÉTICA, PREVENÇÃO E ALÍVIO DE DORES

107

O botox é um nome comercial amplamente conhecido que tem como base a Toxina Botulínica, mais especificamente a do Tipo A, oriunda da bactéria Clostridium botulinium, ela simplesmente bloqueia o impulso nervoso e impede que o músculo se contraia, deixando os músculos da face relaxados, reduzindo a intensidade das contrações que, ao longo dos anos, formam as rugas estáticas, também disfarçam as ruguinhas formadas durante as expressões faciais, e também aliviam dores ocasionadas pelo hipertrofia como por exemplo o músculo masseter durante o apertamento no bruxismo e a cefaleia tensional.

O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. A correção do sorriso gengival, sorriso assimétrico e correção do ângulo de comissura labial (canto dos lábios) também são tratamentos estéticos nos quais a toxina botulínica pode ser usada. Todo cuidado é necessário para não atingirmos.

Para a prevenção devemos saber que o botox age principalmente nas rugas dinâmicas, aquelas que aparecem ao sorrir ou franzir a testa, por exemplo, e por esse mesmo motivo ela pode ser usada como prevenção das rugas estáticas, que são aquelas já marcadas na pele, onde aparecem sem nem ao menos contrairmos os músculos da face, ou seja, quando o rosto está relaxado. Então a ideia é não deixar essas rugas estáticas aparecerem, uma vez que o tratamento para elas é mais difícil.

Outra aplicação para o Botox é em casos de pacientes com bruxismo, nesse caso não há mudanças na estética facial, a aplicação é realizada em pontos específicos nos músculos masseter e temporal, ocasionando uma redução da força de contração desses músculos que são responsáveis pelo fechamento da boca e apertamento, a aplicação é rápida e indolor. Não existe cura para o bruxismo, e o tratamento paliativo deve ser acompanhado de outras medidas, sendo o botox um ótimo adjunto para esse tratamento.

Não existe idade certa para começar a aplicação, pois cada pele tem sua própria característica, e ao contrário que muitos pensam o uso contínuo e correto não altera a expressão facial, dando um resultado natural melhorando a aparência da pele.