Mas o que estudos recentes estão demonstrando é que pessoas que possuem um propósito ou um objetivo na vida vivem mais e melhor.

No livro Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, encontramos o termo “Corrida dos Ratos” em que pessoas que não possuem um objetivo definido ou não se atentam às metas estabelecidas, gastam tempo e energia, e acabam frustradas, isto por que, como ratos de laboratório, fazem um exercício sem fim tentando escapar de uma roda.

Já por volta de 1930, o conceituado professor de psicologia de Harvard, William Dougall, escreveu: “Para nos mantermos vivos e com a mente saudável, precisamos de um objetivo na vida.”.

Mais do que sermos produtivos, termos objetivos e propósitos são uma questão de saúde e longevidade. Estudos mais recentes comprovam isso, notem as conclusões que chegaram dois estudos de larga escala e de tempo:

Um estudo meta-análise que compilou dados de mais de 135 mil participantes, em um período de 10 anos, chegou a seguinte conclusão: “As pessoas que têm um maior senso de propósito na vida têm menor risco de morte e doenças cardiovasculares.”. O que a análise desses dados mostrou é que a morte e os eventos cardiovasculares afetaram menos as pessoas com um alto senso de propósito na vida.
Outro estudo conduzido pelo departamento de Psicologia da Universidade Carleton, em Ottawa, Canadá, e publicado na revista Psychological Science, acompanhou a saúde física e mental de sete mil americanos com idade entre 20 e 75 anos por 14 anos. A conclusão do estudo é que ter um rumo na vida é o que você precisa fazer para viver mais. Encontrar um objetivo para a vida, seja ele qual for, e construir metas para alcançá-lo têm o poder de aumentar a longevidade, independentemente da faixa etária.
É importante destacar que existem alguns pontos em comum nos dois estudos. Por exemplo, “Quando começar?” O mais cedo possível. Além disso, os dois demonstraram a importância de “sempre” ter uma meta clara, não importa a idade. Isso porque uma pessoa sem metas é como um barco sem bússola.

Assim, não deixe que os ventos da mudança, da incerteza ou do acaso afetem os seus resultados ou até a sua saúde. TENHA UM OBJETIVO!

Como definir metas que te ajudem a alcançar seus objetivos
1. Escolha metas importantes para você
2. Estabeleça prioridades
3. Quebre os objetivos em tarefas menores
4. Aprenda com o exemplo de outros
5. Escolha metas nas quais pode trabalhar agora
6. Monte um plano de ação
7. Avalie as metas que já alcançou
8. Não tenha medo de sonhar alto

Para finalizar, uma passagem clássica que nos faz refletir:

Alice está caminhando pela floresta quando chega numa encruzilhada onde inúmeros caminhos se apresentam. São vários trechos, estradinhas, placas de orientação que a deixa totalmente indecisa sem saber muito bem para onde ir.

Eis que sob uma árvore surge o gato.

Alice perguntou: Gato Cheshire… pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?

Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.

Eu não sei para onde ir! – disse Alice.

Se você não sabe para onde, ir qualquer caminho serve.

Alice no País das Maravilhas

Lewis Carroll

  Alice