18 de fevereiro de 2020

MAIS VOCÊ

TRATAMENTO ORTODÔNTICO REALMENTE É NECESSÁRIO?

107

Atualmente, vemos muitas pessoas com aparelhos dentários, todos conhecemos alguém que já utilizou ou utiliza algum tipo de aparelho na boca. Este aumento da procura por tratamentos ortodônticos e ortopédicos faciais é resultado do avanço das técnicas na área, juntamente com a conscientização da população da importância de ter uma boca saudável, mas afinal qual a real importância de se submeter a um tratamento ortodôntico?

Segundo estudos científicos, os principais fatores que levam ao paciente a buscar um tratamento com aparelho dentários são a estética do sorriso e a presença de uma mordida (oclusão) sem eficiência, isso se dá pela presença de dentes tortos e mal posicionamento dos ossos maxilares. Ou seja, hoje as pessoas acreditam que realizando um tratamento irão conseguir ter uma mastigação mais eficiênte e terão uma melhora significativa na estética facial.

O QUE MELHORA APÓS UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO BEM EXECUTADO?

- Mastigação (Pacientes relatam que conseguem comer melhor.)

- Estética Dental (Dentes bem alinhados ajudam na harmonia da face.)

- Aumento da autoestima (Melhora nos relacionamentos interpessoais)

- Melhora na digestão (Devemos entender que o processo da digestão se inicia com a boca)

- Prevenção de cáries e doenças gengivais (Dentes tortos e desalinhados são mais dificieis de higienizar e podem acumular placa bacteriana que causa a cárie e doenças gengivais.)Postura corporal (Uma boa relação óssea e muscular da face ajuda a manter a cabeça com o centro gravitacional adequado, contribuindo para uma correta postura corporal)
Porém, "nem tudo são flores" o tratamento ortodôntico é um assunto sério e a especialidade é uma das mais complexas da odontologia, pois envolve o estudo de toda a anatômia e fisiologia dental e facial bem como as diversas abordagens técnicas para correção das mais diversas más oclusões. Para se formar um especialista em ortodontia o tempo médio é de 7 a 8 anos, incluindo graduação e pós-graduação, não parando por aí pois a ortodontia evoluiu e devemos estar constantemente nos atualizando.
Além disso, o tratamento depende muito da colaboração dos pacientes, que devem estar confiantes no profissional que irá realizar e principalmente devem estar dispostos a seguir todas as orientações necessárias para que o resultado esperado seja alcançado.

 

POR FIM, GOSTARIA DE DEIXAR ALGUMAS DICAS DO ORTODONTISTA QUE PODEM AJUDAR:

-Trate o quanto antes for possível (Levem seus filhos cedo a um bom ortodontista, ele pode fazer muita coisa se o problema for diagnosticado cedo, não existe uma regra para idade, crianças de até 2 aninhos podem ter problemas dentários evitados no futuro com uma simples intervenção)
Procure ajuda se sentir dores musculares ou próximas ao ouvido, não negligêncie barulhos na sua articulação ao falar ou se alimentar, isto pode ser indicativo de problemas articulares que podem ter muitas consequências negativas no futuro.

-Faça seu tratamento com um especialista de sua confiança, hoje percebemos cada vez mais retratamentos e problemas causados por má execução de técnicas que acabam piorando a situação geral do paciente.

 

 

Referências Bibliográficas:
COSSIO-ESCOBAR, Marcela; LEMA-ALVAREZ, Maria Clara. Como pide nuestro cuerpo la ortodoncia. CES odontol., Medellìn , v. 27, n. 1, p. 91-103, June 2014 .
INGERVALL, Bengt.Functionally optimal occlusion: The goal of orthodontic treatment American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, Volume 70, Issue 1, 81 - 90
Maltagliati LA, Montes LAP. Análise dos fatores que motivam os pacientes adultos a buscarem o tratamento ortodôntico. Rev Dental Press Ortod Ortop Facial. 2007;12(6):54-60.
OLTRAMARI, Paula Vanessa Pedron et al . Importance of occlusion aspects in the completion of orthodontic treatment. Braz. Dent. J., Ribeirão Preto , v. 18, n. 1, p. 78-82, 2007 .
SOUZA, Ricardo Alves de et al . Expectations of orthodontic treatment in adults: the conduct in orthodontist/patient relationship. Dental Press J. Orthod., Maringá , v. 18, n. 2, p. 88-94, Apr. 2013 .

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

A Cresol Tradição inaugurou recentemente no dia 20 de dezembro de 2018, u...

No final do último ano as cooperativas filiadas ao Sistema Cresol Baser cr...

Amicropigmentação conquistou muitas mulheres por ser uma opção fácil,...

Em assembleia extraordinária realizada no último dia 10 de maio, no Parqu...

É a perda involuntária de urina. Varia de um pequeno escape ocasional at�...

Hoje convive-se com a enxurrada das mídias sociais, seja para cunho pessoa...

Mergulhe no Universo Fitness!

Como anda sua conversa com o espelho? O que você tem dito para si mesma? E...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO