20 de abril de 2024

MAIS VOCÊ

ENTENDA MAIS SOBRE GASTRONOMIA FUNCIONAL X FIT

3596

UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR A COZINHA É UMA ESTRATÉGIA NO RESGATE DE UMA VIDA SAUDÁVEL

GASTRONOMIA FUNCIONAL caracteriza pela união dos conceitos da: GASTRONOMIA + NUTRIÇÃO = finalidade é nutrir com sabor, mais acima de tudo com saúde. Foco está no benefício que o alimento proporciona para quem consome e não somente na criação do prato.

“A conscientização das pessoas, em seguir uma alimentação saudável, vem aumentando a procura de alimentos dessas classe, mas a negligencia de informações vem confundindo nossos pacientes”. Afirma Nutricionista Karla Kiescoski Casagrande.

PILARES DA GASTRONOMIA FUNCIONAL:

# Uso de alimentos orgânicos e funcionais: > concentração de compostos bioativos.
# Aplicação de técnica dietética e associação de alimentos para preservar ou potencializar a biodisponibilidade dos nutrientes e a extração de fitoquímicos;
# Aplicação da técnica dietética para evitar ou minimizar a formação de compostos tóxicos;
# Trabalhar as hipersensibilidades alimentares (leite, glúten, ovos, soja, etc...) através de releituras de receitas com melhor impacto na textura, cor e sabor desta preparação, minimizando gatilhos, modulando a inflamação e principalmente, promovendo a inclusão social.

O QUE PRECISO PRESTAR ATENÇÃO?

As pessoas andam equivocadas em achar, que diet, light ou fit é um alimento funcional ou que é saudável. Você precisa ter em mente que Nutrição funcional assim como a gastronomia funcional vem pra agregar e não para restringir, então não confunda funcional com sem glúten ou sem lactose. Mas claro que a preparação da gastronomia funcional, levam cuidados com a composição de uma preparação.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A GASTRONOMIA FUNCIONAL E FIT?

O principal ponto da gastronomia funcional é agregar alimentos com propriedades que tragam algum beneficio além do valor calórico, deixando sua refeição mais nutritiva.

Já na culinária Fit, o foco é um pouco mais estético, dessa forma priorizam preparações com menos açúcar, menos calorias, mais proteína, mas nem sempre é possível ser saudável, pois essa linha às vezes leva adoçantes ou até mesmo compostos químicos que vão contra a nossa estratégia de saúde.

Para você entender um pouco melhor, imagine um bolo sem glúten, onde os ingredientes são farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce, amido de milho e adoçado com “açúcar do bem” o demerara. Muita gente considera esse bolo FUNCIONAL, mas na verdade tem uma carga glicêmica altíssima, com muitas calorias vazias, pobre em nutrientes e ainda na maioria das vezes leva fermentos industriais, ricos em ALUMINIO, com poucas fibras esse bolo é calórico e não pode nem mesmo ser considerado fit, só por não conter glúten.

Precisamos pensar melhor nessas modinhas...

FOQUE NA QUALIDADE

Não conte calorias e sim a quantidade de elementos tóxicos que se expõe ao longo do dia e tente diminuir. Você vai observar nas embalagens tudo o que se corpo não reconhece como alimento e sim composto químico.
FUJA: pesticidas, herbicidas, aditivos químicos, conservantes, BPA, parabenos (cosméticos), medicamentos, poluição, álcool, cigarro e estresse.
NO TRABALHO ADOTE UMA CANECA (CERÂMICA, INOX ou vidro) E EVITE AQUECER OU ARMAZENAR ALIMENTOS COM GORDURA EM POTES PLÁSTICOS, OU ATÉ MESMO TOMAR AQUELE CAZINHO NOS COPINHOS PLASTICOS.

DESEMBALE MENOS E DESCASQUE MAIS

Prefira comida de verdade aos produtos alimentíceos. Na dúvida, lembre-se como encontraria derteminado alimento na natureza e fuja de longas datas de validade e rótulos com nome que você não sabe o que significa. Comida de verdade tem nome simples e poucos ingredientes.
Funcional é isso evitar de intoxica seu corpo com o que pode desregular o seu funcionamento adequado do organismo.

 

Por: GEIZE FELIPETTO

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

O assunto da vez é uma paixão de infância – A Fotografia!

Confira os clicks sociais de Fco. Beltrão

O ser humano é movido a desafios de várias formas, e se tratando de exerc...

No final do último ano as cooperativas filiadas ao Sistema Cresol Baser cr...

A Revista Futura conquista a preferência do público.

A consultora de imagem e estilo, Moara Gomes Neves explica tudo sobre o ass...

DESCOBRINDO SABORES Nesses 20 anos de rede Ítalo Supermercados conquistou...

Como anda sua conversa com o espelho? O que você tem dito para si mesma? E...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO